X

0 Comentários

Off Topic

Soparia: a última noite

Como foi o encerramento do espaço que fundamentou a atual música pernambucana? Nós temos um vídeo. Veja.

Por Luiz Joaquim | 15.06.2017 (quinta-feira)

Era uma quinta-feira em 1999, mais precisamente a noite de 25 de março, e um ponto encravado no bairro do Pina (Recife) chamado Soparia – ponto que foi fundamental para uma revolução musico-cultural iniciada naquela década em Pernambuco – despedia-se com uma festa memorável para no dia seguinte, definitivamente, fechar suas portas naquele endereço.

Estávamos lá e registramos em vídeo algumas sensações daquele noite que todos sabiam ser histórica, dando cabo de sete anos de existência pelas quais seu proprietário, Roger de Renor, disponibilizou seu palco improvisado para muitas bandas recifenses terem ali seu primeiro público.

Roger mudava-se do Pina para o Bairro do Recife por uma estratégia empresarial, e encerrava naquela dia 25 uma experiência de um ambiente noturno  que era contraditoriamente lindo para o Recife. Sob o estigma de ser uma das piores cidades para se viver no País, saía daqui, tendo a Soparia como palco obrigatório, uma sonoridade que conquistaria o mundo.

Os cerca de 18 minutos no trecho abaixo – em imagens brutas, sem edição – foram registrados pelo editor do CinemaEscrito.com, Luiz Joaquim, com uma câmera VHS-C – a Panasonic (NV-A1). As imagens aqui postadas foram captadas diretamente de uma tevê, com estas sendo reproduzidas por um videocassete.

Nas imagens, algumas apresentações como a do Cordel do Fogo Encantado e depoimentos de personalidades, como o do cineasta Lírio Ferreira, além de pessoas, muitas pessoas, felizes dançando ao som de Macô, do Chico Sciente & Nação Zumbi. Confiram…

 

Mais Recentes

Publicidade