X

0 Comentários

Digital

O Pequeno Soldado

A gente não se cansa de descobrir que esse cineasta, Godard, é uma figura genial (por Celso Marconi)

Por Celso Marconi | 03.05.2019 (sexta-feira)

O pequeno soldado (Le Petit Soldad, Fra., 1963) é o segundo filme realizado por Jean-Luc Godard, o primeiro foi Acossado (1960), e isso em 1963; mas “Le Petit Soldad” ficou três anos proibido de exibição na França.

O filme de Godard mostrava que os franceses utilizavam as piores formas de tortura na guerra imperialista que mantiveram contra os argelinos. E isso foi reconhecido há pouco pelo atual Presidente da França, Emmanuel Macron. A produção de Jean-Luc teve essa importância claramente política.

E do ponto de vista cinematográfico foi o começo da utilização pelo cineasta de uma nova linguagem que ele começou a criar fora de qualquer outra e que desenvolveu até seu mais recente filme Le livre d’image. O filme de Godard ainda era, então, pesado e não solto na estrutura de suas imagens.

Também aí foi se mostrando o artista que tinha cultura e por isso colocava nos diálogos dos seus personagens tais questões, como a de que seria maior pintor, ou então questões filosóficas e, nas sequências finais, toda uma dissertação entre o terrorista de direita e a mulher vivida pela sua então esposa Anne Karina.

O terrorista diz entre outras coisas que Barcelona não é bonita porque está na Espanha mas, sim, a Espanha é um país fundamental porque tem uma cidade como Barcelona.

Outras questões como, por exemplo, que as mulheres compreendem a vida mas só os homens a morte, e que isto é mais fundamental.

Infelizmente não anotei tudo que ele diz mas vale a pena ver o filme com atenção para então pensar sobre o fato de sua continuidade, pois em todos seus filmes posteriores o diálogo é de certa forma esquartejado.

Enfim a gente não se cansa de descobrir que esse cineasta é uma figura genial dentro do campo do cinema e graças às condições econômicas de sua família pode ter uma vida longa e criativa o que não é possível para muitos artistas pelo mundo.

Mais Recentes

Publicidade