X

0 Comentários

Festivais

Festival de Brasília (2020) cancelado

Secretário de Cultura do DF anunciou que recursos foram contingenciados pela Secretaria da Economia.

Por Luiz Joaquim | 07.06.2020 (domingo)

Em texto publicado na manhã de hoje (7) a editora de política do Distrito Federal do Correio Braziliense, a jornalista Ana Maria Campos, publicou em seu blog que um temor que se desconfiava, agora torna-se oficial: a edição 2020 do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro está cancelada.

Aquela que seria sua 53ª edição, em 2020, não acontecerá. Criado em 1965, o Festival de Brasília só foi interrompido nos anos de 1973, 1974 e 1975, anos extremamente duros no período da Ditadura Militar no País.

Conforme Ana Maria Campos, a informação do cancelamento veio do secretário de Cultura e Economia Criativa do DF, Bartolomeu Rodrigues, o Bartô. “O Motivo: o caixa da pasta está zerado”.

O texto segue informando que “no orçamento da Secretaria de Cultura, havia R$ 3 milhões para o Festival de Cinema. Bartô acreditava que só gastaria metade com as despesas do evento. Mas mesmo esses recursos foram contingenciados pela Secretaria de Economia por causa do impacto da crise do novo coronavírus”.

A jornalista adiantou também que havia uma certa empolgação em realizar o festival no formato drive-in, e que houve conversar com “a Netflix, Amazon, Facebook e Instagram”.

A data do evento seria outubro, e a Secretaria de Cultura já deveria ter lançado editais para convocar os interessados em ter seus filmes competindo, mas o Secretário disse que “com o orçamento contingenciado, ficamos sem um tostão furado para realizá-lo” e “…infelizmente iremos cancelar o Festival”.

Mais Recentes

Publicidade