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Festivais

25º É Tudo Verdade (2020) – Programação completa

Maior festival brasileiro de documentários divulga programação de edição histórica de 25 anos de evento

Por Felipe Berardo | 17.09.2020 (quinta-feira)

– com informações da assessoria do festival

A 25ª edição do É Tudo Verdade exibe de 23 de setembro a 4 de outubro, um total de 60 longas, médias e curtas-metragens em competição e hors-concours, de forma gratuita, em plataformas de streaming. No total, a 25ª edição do É Tudo Verdade apresenta em sua seleção 91 títulos não-ficcionais distribuídos entre mostras competitivas e sessões especiais. Em sua fase inicial, realizada entre 25 de março e 15 de abril passado, o festival apresentou 30 títulos, entre filmes e séries.

A sessão de abertura do festival que acontece no dia 23, às 20h30, exibindo Cordilheira dos sonhos (La Cordillera de los Sueños, Chile/França, 2019), longa vencedor do Olho de Ouro de Melhor Documentário no Festival de Cannes no ano passado, dirigido pelo aclamado cineasta chileno Patrício Guzmán, o filme é reprisado no dia seguinte às 15h.

Os filmes em competição ficam em exibição da mesma forma como se estivessem em sala física, ou seja, sem extensão dos horários de início dos filmes ou permanência online, além disso há limite de visionamentos para as sessões. Os filmes em competição e hors concours brasileiros possuem limite de 1500 visionamentos e os em competição e hors concours internacionais possuem limite de 1000 visionamentos (exceto Brouwer, a origem da sombra, com limite de 500 visionamentos).

Retornando à programação, as mostras competitivas de longas e médias-metragens começam na quinta-feira (24), sendo a Mostra Brasileira composta por 10 filmes com sessões diárias às 21h, reprisadas no dia seguinte às 15h, e a Mostra Internacional composta por 12 filmes com sessões diárias únicas às 18h, exceto aos sábados (26/09  e 03/10) em que as sessões acontecem às 13h.

Já as mostras competitivas de curtas-metragens começam a ser exibidas a partir do sábado (26) em sessões diárias às 14h, sendo a Mostra Brasileira composta por 9 filmes divididos em dois programas com duas sessões cada: Curtas BR 1 nos dias 26 e 30, Curtas BR 2 nos dias 27 e 01/10, a Mostra Internacional segue a mesma lógica, também com 9 filmes divididos entre dois programas: Curtas Inter 1 nos dias 28 e 02/10, Curtas Inter 2 nos dias 29 e 03/10.

Algumas outras sessões especiais e mostras fora de competição completam a programação do evento como as mostras “Estado das coisas”, “Foco Latino-Americano” e “É Tudo Verdade, 25”, essa última composta por exibições especiais que ficam disponíveis a partir de 23/09 às 13h até 05/10 às 09h em comemoração aos 25 anos do festival, na plataforma Itaú Cultural, exceto pelo filme Santos Dumont: Pré-Cineasta? que fica disponível entre 24/09 às 13:00 a 25/09 às 09:00.

Acontece ainda, por uma correalização É Tudo Verdade e Itaú Cultural, a 17ª Conferência Internacional do Documentário nos dias 23 e 24 de setembro, disponibilizando também pela plataforma Itaú Cultural todas as atividades da Conferência e os filmes que acompanham essas atividades.

Por fim, o festival realiza sua cerimônia de premiação dos vencedores nas mostras competitivas no último dia do evento, domingo (04/10) a partir das 18h. Uma novidade é que, pela primeira vez, o É Tudo Verdade promove também uma sessão especial de encerramento, logo após a cerimônia de premiação, às 20h. O filme para esta sessão será anunciado nas próximas semanas.

As sessões online podem ser vistas pelo site do festival www.etudoverdade.com.br, e além dos filmes serão realizados debates virtuais com os diretores dos longas-metragens brasileiros em competição, sempre às 17h do dia seguinte de cada estreia em streaming, na plataforma online do festival que pode ser acessada pelo link: www.youtube.com/user/festivaletudoverdade

Há algumas atividades paralelas como debates (ao vivo e gravados) e masterclasses com inscrições gratuitas, além de seminários também gratuitos e com inscrições abertas realizados em conjunto com o SESC.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

(sinopses, horários e mais informações podem ser checadas aqui)

Sessão de Abertura:

 A Cordilheira dos Sonhos (La Cordillera de los Sueños)
Direção: Patricio Guzmán, 2019, França/ Chile, 84′

Sessão de Encerramento:

Filme a ser anunciado nas próximas semanas.

FILMES EM COMPETIÇÃO
LONGAS E MÉDIAS-METRAGENS BRASILEIROS

 

Meu Querido Supermercado 
Direção: Tali Yankelevich. Brasil, 80′
Idioma: português – Classificação indicativa: livre

 

Atravessa a Vida
Direção: João Jardim. Brasil, 82′
Idioma: português – Classificação indicativa: livre

 

Os Quatro Paralamas
Direção: Roberto Berliner, Paschoal Samora. Brasil, 99′
Idioma: português – Classificação indicativa: 12 anos

 

A Ponte de Bambu 
Direção: Marcelo Machado. Brasil, 77′
Idiomas: português, inglês, chinês – Classificação indicativa: livre

 

Não Nasci para Deixar meus Olhos Perderem Tempo
Direção: Claudio Moraes. Brasil, 72′
Idioma: português – Classificação indicativa: livre

 

Boa Noite
Direção: Clarice Saliby. Brasil, 73′
Idioma: português – Classificação indicativa: livre

 

Libelu – Abaixo a Ditadura
Direção: Diógenes Muniz. Brasil, 95′
Idioma: português – Classificação indicativa: livre

 

Jair Rodrigues – Deixa que Digam
Direção: Rubens Rewald. Brasil, 96′
Idioma: português – Classificação indicativa: livre

 

Fico te Devendo uma Carta sobre o Brasil
Direção: Carol Benjamin. Brasil, 88′
Idiomas: português/ inglês – Classificação indicativa: 14 anos

 

Segredos do Putumayo
Direção: Aurélio Michiles. Brasil, 83′
Idioma: português – Classificação indicativa: 14 anos

 

FILMES EM COMPETIÇÃO
LONGAS E MÉDIAS-METRAGENS INTERNACIONAIS


Ficção Privada (Private Fiction – Ficción Privada)

Direção: Andrés Di Tella. Argentina, 85′
Idioma: espanhol – Classificação indicativa: livre


Colectiv (Collective)

Direção: Alexander Nanau. Romênia/Luxemburgo, 109′
Idioma: romeno – Classificação indicativa: 14 anos

 

Forman vs. Forman (Forman vs. Forman)
Direção: Helena Ttíková e Jakub Hejna. República Tcheca/ França, 78′
Idiomas: tcheco, inglês, francês – Classificação indicativa: livre

 

1982
Direção: Lucas Gallo. Argentina, 91′
Idioma: espanhol – Classificação indicativa: 10 anos

 

Golpe 53 (Coup 53)
Direção: Taghi Amirani. Reino Unido/ Irã/ EUA, 119′
Idiomas: inglês, persa, italiano e francês – Classificação indicativa: 14 anos

 

O Rolo Proibido (The Forbidden Reel)
Direção: Ariel Nasr. Canadá, 119′
Idioma: inglês – Classificação indicativa: 10 anos

 

Cidade dos Sonhos (City Dream – Cheng Shi Meng)
Direção: Weijun Chen, China, 102′
Idioma: chinês – Classificação indicativa: livre

 

O Espião (The Mole Agent)
Direção: Maite Alberdi. Chile/ EUA/ Alemanha/ Holanda/ Espanha, 90′
Idioma: espanhol – Classificação indicativa: livre

 

Pão Amargo (Bitter Bread)
Direção: Abbas Fahdel. Líbano, 87′
Idioma: árabe – Classificação indicativa: 10 anos

 

Silêncio de Rádio (Radio Silence)
Direção: Juliana Fanjul. Suíça/ México, 80′
Idioma: espanhol – Classificação indicativa: 16 anos

 

O Rei Nu (The Naked King – Der Nackte König – 18 Fragmente Über Revolution)
Direção: Andreas Hoessli. Alemanha/ Polônia/ Suíça, 108′
Idiomas: polonês, persa, inglês, alemão – Classificação indicativa: livre

 

Influência (Influence)
Direção: Richard Poplak e Diana Neille. África do Sul/ Canadá, 105′
Idiomas: inglês e espanhol – Classificação indicativa: livre

 

FILMES EM COMPETIÇÃO
CURTAS-METRAGENS BRASILEIROS

 

Curtas BR 1: 

 

ChoVer
Direção: Guga Millet. Brasil, 9′
Idioma: português – Classificação indicativa: 14 anos

 

Movimento
Direção: Lucas Tomaz Neves. Brasil, 23′
Idioma: português – Classificação indicativa: 14 anos

 

Metroréquiem
Direção: Adalberto Oliveira. Brasil, 13′
Sem diálogos – Classificação indicativa: 14 anos

 

Filhas de Lavadeiras
Direção: Edileuza Penha de Souza. Brasil, 22′
Idioma: português – Classificação indicativa: 14 anos

 

Sem Título # 6: o Inquietanto
Direção: Carlos Adriano. Brasil, 15′
Sem diálogos – Classificação indicativa: 14 anos

 

Curtas BR 2: 

 

Ouro para o Bem do Brasil
Direção: Gregory Baltz. Brasil, 18′
Idioma: português – Classificação indicativa: 14 anos

 

Ver a China
Direção: Amanda Carvalho. Brasil/ China, 30′
Idioma: português, chinês – Classificação indicativa: 14 anos

 

Lora
Direção: Mari Moraga. Brasil, 19′
Idioma: português – Classificação indicativa: 14 anos

 

Recoding Art
Direção: Bruno Moreschi e Gabriel Pereira. Brasil, 15′
Idioma: português – Classificação indicativa: 14 anos

 

FILMES EM COMPETIÇÃO
CURTAS-METRAGENS INTERNACIONAIS

 

CURTAS INTER 1:

 

Notícias da Capital do Antimônio (Nouvelles de la Capitale d?Antimoine/ Antimony Capital News)
Direção: Guangli Liu. França, 27′
Idioma: chinês – Classificação indicativa: 14 anos

 

Uma Longa Distância (Long Distance/ Larga Distância)
Direção: Juan Manuel Calisto. Peru, 12′
Idioma: espanhol – Classificação indicativa: 14 anos

 

Seu Canto (Her Song)
Direção: Laura Taillefer Viñas. Portugal, 23′
Idioma: inglês – Classificação indicativa: 14 anos

 

Meu País Tão Lindo (Moj Kraj Taki Piekny/ My Country So Beautiful)
Direção: Grzegorz Paprzycki. Polônia, 30′
Idioma: polonês – Classificação indicativa: 14 anos

 

Sem Choro na Mesa de Jantar (No Crying at the Dinner Table)
Direção: Carol Nguyen. Canadá, 16′
Idiomas: inglês, vietnamita – Classificação indicativa: 14 anos

 

CURTAS INTER 2: Asho / Algo Mais / 3 Saídas Lógicas / Saudade

 

Asho
Direção: Jafar Najafi. Irã, 30′
Idioma: persa – Classificação indicativa: 14 anos

 

Algo Mais (This Means More)
Direção: Nicolas Gourault. França, 22′
Idioma: inglês – Classificação indicativa: 14 anos

 

3 Saídas Lógicas (3 Logical Exits)
Direção: Mahdi Fleifel. Dinamarca/ Reino Unido/ Líbano, 15′
Idioma: árabe – Classificação indicativa: 14 anos

 

Saudade
Direção: Denize Galiao. Alemanha, 30′
Idiomas: alemão, português, inglês – Classificação indicativa: 14 anos

 

SESSÕES ESPECIAIS

 

Eu Caminho (I Walk)
Direção: Jørgen Leth. Dinamarca, 2019, 90′
Idioma: dinamarquês – Classificação indicativa: 16 anos

 

Santiago das Américas ou O Olho do Terceiro Mundo
Direção: Silvio Tendler. Brasil, 102′
Idiomas: português, alemão. Classificação indicativa:  livre.

 

Garoto – Vivo Sonhando
Direção: Rafael Veríssimo. Brasil, 2020, 104′
Idioma: português – Classificação indicativa: livre

 

Outro filme a ainda ser anunciado

 

O ESTADO DAS COISAS

 

Mostra informativa de documentários brasileiros e internacionais

 

Filmfarsi
Direção: Ehsan Khoshbakht. Irã/ Reino Unido, 83′
Idiomas: persa, inglês. Classificação indicativa: 14 anos


Gyuri. 

Direção: Mariana Lacerda. Brasil, 2019, 87′
Idiomas: português, húngaro e yanomami. Classificação indicativa: livre.

 

O Segundo Encontro. 
Direção: Veronique Ballot. Brasil/ França, 2019, 70′
Idiomas: português/ jê. Classificação indicativa: livre.

 

FOCO LATINO-AMERICANO

 

Suspensão (Suspensión). Colômbia, 73′
Direção: Simón Uribe
Idioma: espanhol. Classificação indicativa: 14 anos.

 

Brouwer, a Origem da Sombra (Brouwer, the Origin of the Shadow). Cuba, 68′
Direção: Katherine Gavilan e Lisandra Lopez Fabe
Idioma: espanhol. Classificação indicativa: 14 anos.

 

É TUDO VERDADE, 25

 

Volkswagen – Operários na Alemanha e no Brasil
Direção: Jorge Bodanzky e Wolf Gauer. Brasil/ Alemanha, 1974, 28′
Idiomas: português, alemão. Classificação indicativa:  livre.

 

40 dias para aprender Cinema (40 days to learn film) – Reino Unido, 2020, 136′
Direção: Mark Cousins.
Idioma: inglês. Classificação indicativa: 12 anos (Medo/ Violência)

 

A Televisão e Eu (La Televisión y Yo) – Argentina, 2002, 75′
Direção: Andrés Di Tella.
Idioma: espanhol. Classificação indicativa: livre

 

Gyuri – Brasil, 2019, 87′
Direção: Mariana Lacerda.
Idiomas: português, húngaro e yanomami. Classificação indicativa: livre.

 

O Segundo Encontro – Brasil/ França, 2019, 70′
Direção: Veronique Ballot.
Idiomas: português e jê. Classificação indicativa: livre.

 

Santos Dumont: Pré-Cineasta? – Brasil, 2010, 63′
Direção: Carlos Adriano e Bernardo Vorobow.
Idioma: português. Classificação indicativa: livre.

 

17ª CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DO DOCUMENTÁRIO

 

Abertura da Conferência (gravada)

 

Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural

Amir Labaki, diretor-fundador do É Tudo Verdade

 

Master Class com Mark Cousins, conduzida por Amir Labaki

Duração: 90′ – gravada e legendada com tradução de inglês para português

 

Ballot, Andujar e a fotodocumental brasileira

Duração: 75′ – live falada em português


Master Class com Carlos Adriano: Reapropriação de Arquivos – Método e Poética

Duração: 60′ – live falada em português


Master Class com Andrés Di Tella: Diários, notas, cadernos

Duração: 60′ a 90′ – gravada e legendada com tradução de espanhol para português

 

SEMINÁRIOS CPF – SESC

 

O formato curta no É Tudo Verdade.
Com a doutora em cinema Patricia Rebello, do comitê de seleção do É Tudo Verdade.

 

O homem com a câmera: o maior documentário de todos os tempos?
Com o cineasta e mestre em cinema Luis Felipe Labaki, membro do comitê de seleção do É Tudo Verdade.

 

ATIVIDADES PARALELAS

 

Master Class

 

Workshop de Formação – Documentário nos 25 Anos do É Tudo Verdade – Com Amir Labaki

Mediação da jornalista e crítica de cinema Neusa Barbosa

 

Debates É Tudo Verdade

 

Conversa com o cineasta Jorge Bodanzky , diretor do filme Volkswagen: Operários na Alemanha e no Brasil (GRAVADO)

Encontro com os diretores dos curtas nacionais em competição (AO VIVO)
Mediação da jornalista Ana Paula Souza

Debate com Silvio Tendler, diretor do filme Santiago das Américas (GRAVADO)
Mediação de Amir Labaki

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