X

0 Comentários

Reportagens

Araçoiaba (PE) vai falar de cinema

Rec Produtores encerra projeto Mais Vida com Cinema

Por Luiz Joaquim | 07.03.2008 (sexta-feira)

Na próxima semana o município de Araçoiaba (a 67 quilômetros do Recife) ganha uma nova e boa referência além da triste informação que o município detém um dos menores Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no Estado. Do dia 10 a 14 de março, a Rec Produtores Associados promove por lá quatro encontros com os cineastas Adelina Pontual, Gabriel Mascaro, Kleber Mendonça Filho e os atores Daniela Câmara e Irandhir Santos numa ação que irá encerrar o projeto “Mais Vida com Cinema”.

Os debates acontecem às 18h na Escola Jesus de Nazaré onde os convidados irão falar desde o processo de criação do roteiro até a realização de um filme, passando pela possibilidade de viabilizar uma produção e sobre o processo de interpretação no cinema. Também na próxima semana, a Rec organiza entre as escolas municipais dali um concurso de redação com o tema “Você já foi ao cinema? Se sim, como foi? Se não, coma acha que é?” Os autores dos 30 melhores textos virão ao Recife para conferir uma sessão no Cinema da Fundação Joaquim Nabuco com o filme “As Bicicletas de Belleville”.

O projeto “Mais Vida com Cinema” está, na verdade, em processo de encerramento. Desde abril de 2007, a Rec vem promovendo sessões quinzenais em diversos pontos urbanos e rurais de Araçoiaba. “Reunimos em média, por sessão, de 300 a 500 espectadores que nunca antes tiveram contato com a exibição coletiva de um filme”, explica Nara Aragão, que coordena o projeto. “Todos os filmes eram nacionais ou estrangeiros dublados, por conta das limitações da população”, explica.

“Começamos com filmes mais acessíveis como ‘Lisbela e O Prisioneiro’ e ‘O Auto da Compadecida’, de Guel Arraes, mas também exibimos mais sofisticados como ‘Billie August’ e ‘Peixe Grande'”, relembra. Antes dos longas-metragens (12 ao total), também era exibidos curtas, com cerca de 5 minutos, realizados pela própria comunidade sobre os hábitos da cidade. Após os debates da próxima semana, o projeto fecha com a sessão de “Cinema, Aspirinas e Urubus”, de Marcelo Gomes, produzido pela própria Rec, acompanhado pelo curta “Cartão Vermelho” de Laiz Bodanski.

O objetivo da ação e fazer crescer a auto-estima, as noções de cidadania e fazer a população descobrir valores do próprio lugar onde se vive. O projeto foi patrocinado pelo Instituto Unilever, através da Lei Rouanet do Ministério da Cultura.

Mais Recentes

Publicidade