X

0 Comentários

Artigos

Blogs de filmes

Câmera clara 104

Por Luiz Joaquim | 31.03.2008 (segunda-feira)

A internet não pára de revolucionar a maneira e a origem de como fazer as informações chegarem às pessoas. No campo das notícias sobre cinema não podia ser diferente. Com a inauguração, quarta-feira passada, do blog de Almodóvar (www.pedroalmodovar.es) sobre seu novo filme, “Los Abrazos Rotos”, com Penelope Cruz, fica mais curto ainda o caminho que leva as informações sobre a produção de uma obra. Lá é possível encontrar anotações do próprio autor sobre o roteiro, com fotos e até clipes das filmagens. Até 6 de março, Fernando Meirelles também alimentava, religiosamente, um diário de filmagem do seu internacional “Blindness” (http://diariodeblindness.blogspot.com/). Filme é baseado no livro “Ensaio Sobre a Cegueira”, de José Saramago e deve ter premiere mundial no Festival de Veneza, em agosto. O fato é que, com esses novos veículos informativos, a imprensa especializada em cinema precisa melhorar cada vez mais, não para passar novas notícias o tempo todo, 24h por dia, mas para passar a notícia filtrada por um olho cada vez mais calibrado, de uma posição analítica equilibrada. Este é o plus que um “olho de fora” e especializado pode dar como contribuição para o turbilhão desarticulado de informações que a internet oferece sobre qualquer assunto.

————————-
Fenômeno
Na França, a comédia “Bienvenue Chez les Ch’tiz”, de Dany Boon, bateu recorde de público por lá. Em apenas três semanas, levou 11,6 milhões de espectadores ao cinema. O filme é uma febre por lá. Logo no primeiro fim de semana, já era um vencedor, também quebrando recordes com os seus 3,5 milhões de pagantes. Filme ainda não tem distribuição certa no Brasil.

————————
174
Em agosto do anos passado, Bruno Barreto filmava “Infância Roubada” ou “174” no Rio de Janeiro. Uma dramatização para a história do seqüestrador Sandro Nascimento que já rendeu o documentário “Ônibus 174”, de José Padilha. Agora, Barreto finaliza o filme em Paris, que terá trilha sonora de Marcelo Zarvos, brasileiro radicado em Nova Iorque e autor da trilha do filme “O Bom Pastor”, de Robert DeNiro.
—————————————–
Cinesul
Hoje (segunda-feira) é o último dia para se inscrever no Cinesul 2008, que acontece entre 17 e 29 de junho. Longas, médias e curtas-metragens de ficção e documentário em todos os suportes podem concorrer a participar da mostra competitiva. Formulário de inscrição e outras infos em (www.cinesul.com.br). Resultado saí dia 22 de abril.
———————————–
Blu-ray
Com o formato de alta-definição reduzido a tecnologia Blu-ray, espera-se, de acordo com o Strategy Analytics Connected Home Devices Services, que 29,4 milhões de aparelhos já estejam sendo utilizados no mundo até o final de 2008. Até janeiro último, 10,6 milhões já foram vendidos, em sua maioria incluindo o console do PlayStation da Sony. O mesmo instituto de pesquisa prevê em 2012 cerca de 265 milhões de usuários com TV de alta definição e 132 milhões com aparelhos Blu-ray.

Mais Recentes

Publicidade