X

0 Comentários

Reportagens

Cine Apolo (Recife) inaugura cineclube

Filme raro Imamura abre o evento

Por Luiz Joaquim | 31.03.2008 (segunda-feira)

Junto a Yasujiro Ozu (1903-1963) e Akira Kurosawa (1910-1998), Shohei Imamura (1926-2006) configura-se no panteão dos mestres do cinema japonês. Hoje, às 18h e com entrada gratuita, o Cine Apolo (Recife) dá partida ao projeto Cineclube Apolo, que vai funcionar sempre na primeira semana do mês. E já abre dando a oportunidade do público conhecer um clássico raro de Imamura, “O Profundo Desejo dos Deuses” (Kamigami no Fukaki Yokubo, Jap., 1968), por uma cópia em 16mm que vem do Consulado do Japão, no Rio de Janeiro.

A sinopse explica que a história se passa numa ilha, quando a chegada de um engenheiro provoca uma série de mudanças no local, principalmente em torno de uma família com um histórico de incesto. “O Profundo Desejo…”, e seus 172 minutos, não é celebrado como um dos melhores do cineasta, mas certamente traz consigo o estranho (num bom sentido) e perturbardor visual, além do naturalismo com o qual trata seus personagens que é marca em seus outros títulos como a obra-prima “A Mulher Inseto” (1963), “Desejo Não Alcançado” (1964) e o seu mais conhecido por aqui, “A Balada de Narayama” (1983), graças a uma Palma de Ouro em Cannes.

No histórico de “O Profundo Desejo….” consta que sua produção extrapolou o orçamento e sua longa duração também não colaborou para deixar o filme mais popular entre o público.

Após a projeção, o crítico de cinema, José Luís Soares Jr., colaborador da revista Paisá e Cinética, vai debater com a platéia e fazer algumas ilações sobre o que foi projetado na tela do Apolo.

Mais Recentes

Publicidade