X

0 Comentários

Artigos

E agora, São Luiz?

Câmera clara 101

Por Luiz Joaquim | 10.03.2008 (segunda-feira)

Quem se interessa por cinema (cultura) no Recife parou em algum momento na semana passada para refletir sobre o cancelamento do contrato de arrendamento do Cine São Luiz entre a Faculdades Integradas Barros Melo (Associação de Ensino Superior de Olinda, AESO) e o Grupo Severiano Ribeiro (GSR). O distrato foi anunciado na terça-feira passada pela direção da instituição de ensino olindense, alegando uma crescente dificuldade de comunicação com o GSR, que dificultava a gestão da recuperação do patrimônio. A pergunta que fica é: e agora? A imprensa também ouviu o GSR e as autoridades políticas locais. Ambos os lados pretendem retomar novas conversas em prol do reativamento do palácio na rua da Aurora. Também na semana passado, o vereador Luiz Helvécio (PT) e deputado federal Pedro Eugênio (PT) programaram um encontro para por o destino do São Luiz novamente em pauta na Câmara. É pertinente dizer que, nesse momento, qualquer que seja a instituição (pública ou privada) que venha a tocar o barco da sala daqui por diante deveria se curvar à humildade de parar e escutar a experiência vivida pela AESO nos últimos 12 meses, pelo simples fato de que é ela (a instituição) que detém as mais precisas informações sobre as dificuldades de restauração estrutural e tecnológica daquele espaço. Este colunista esteve presente na coletiva da semana passada, e não só testemunhou as diversas benfeitorias realizadas pela Faculdade (calculadas em 400 mil reais) como também contemplou o ainda longo caminho a percorrer para chegar ao ideal de uma decente sala de cinema projetando bons filmes. Enquanto essa data não chega, a cidade do Recife, e sua população, permanece culturalmente um pouco mais pobre. Triste.

————————-
Com a Globo
Quer seu longa-metragem apoiado pela Globo Filmes? Dia 10 de abril começa o Cine-Ceará e lá haverá um pitching com empresa platinada. No pitching acontece a defesa do roteiro de seu filme diante do todo-poderoso Carlos Eduardo Rodrigues (o Cadu). Se o rapaz entender que o roteiro têm potencial, pode ganhar as graças da produtora. O Cine-Ceará pré-selecionará dez roteiros de acordo com o edital (veja regulamento em www.cineceara.com.br) para configurar no encontro do Ceará.

————————
Estudando
A pró-reitoria de pós-graduação da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) aprovou a formação de uma nova turma para a especialização em “Estudos Cinematográficos”. A partir de 02 de maio a universidade dá partida às inscrições para o curso com previsão de início na segunda semana de agosto. A primeira turma, iniciada em 2006 e concluída em 2007, reuniu mais de 40 alunos entre mais de 60 tentativas de inscrição.

—————————
Com a França
Entre 7 e 10 de abril de 2006, aconteceu no Recife, na Fundação Joaquim Nabuco, a primeira edição brasileira do Produire au Sud (PaS), evento promovido pelo Festival des Trois Continent, que acontece anualmente em Nantes (FR). Com especialistas em roteiro, produção e distribuição de filme na Europa, o PaS repassa informações importantes a projetos em construção. Uma segunda edição está prevista para acontecer entre 21 e 26 de julho, agora em Salvador durante o 4º Seminário Internacional de Cinema da Bahia (www.seminariodecinema.com.br/produireausud). Seis projetos serão selecionados para participar no novo PaS. Dos projetos participantes no 2006, um já alcançou as telas internacionais: “Estômago”, de Marcos Jorge.

Mais Recentes

Publicidade