X

0 Comentários

Artigos

Diversidade digital

Câmera clara 105

Por Luiz Joaquim | 07.04.2008 (segunda-feira)

Não há como pensar na democratização da imagem via facilidade de acesso às câmeras digitais como algo negativo, como alguns gostam de bradar, insinuando que o cinema está morto. Não há também, entretanto, como evitar a idéia de que a imagem anda banalizada sim nos dias de hoje. A disponibilidade de uma câmera parece ter estimulado os pretensos cineastas que existe em cada um. Não vale comparar o fenômeno com o Super-8 nos anos 1970, quando ainda havia ali uma preocupação com o tempo de filmagem e com a luz que entrava pelo obturador da pequenina câmera. Só isso já definia melhor a relação do fotógrafo com o objeto que queria captar Com o digital, a coisa fica complicada quando estes começam a inscrever suas crias, tocadas a toda sorte de aventura, em festivais de vídeo, dando um trabalho ingrato para os curadores com a missão de fazer uma seleção séria para a mostra competitiva. Por outro lado, da quantidade sai a qualidade e alguns realizadores iluminados do audiovisual saem vitoriosos dessas diversas experiências com as camêras de linguagem binária. Alguns deles parecem saber que o domínio da técnica pode ser uma aliado para transformar imagens do mundo em poesia em movimento. E aí os olhos só têm a agradecer.

————————-
KMF
Kleber Mendonça Filho está feliz como realizador. Semana passada, ganhou prêmio em festival de Belgrado pelo curta “Eletrodoméstica”, o 40º na carreira do filme e, depois de amanhã ele viaja para Argentina onde seu primeiro longa, “Crítico”, participa do 10º Festival Internacional de Cinema Independente de Buenos Aires (Bafici) (www.bafici.gov.ar).

—————————————–
Coppola (foto)
Quem também está na Argentina é Francis Ford Coppola. O cineasta começa hoje em Buenos Aires as filmagens de seu novo filme “Tetro”. A principal locação será no bairro de La Bocca. No elenco estão escalados Javier Bardem, Maribel Verdu, Vincent Gallo e Rodrigo de La Serna.

———————————–
Breno Silveira
“Era uma Vez…”, novo filme de Breno Silveira, diretor do recordista de público “2 Filhos de Francisco”, teve data de lançamento antecipada pelo Sony. Não será mais em 5 de setembro, mas em 25 de julho.

Mais Recentes

Publicidade