X

0 Comentários

Festivais

12ª Mostra de Tiradentes (seleção 2009)

oito curtas e um longa-metragem de Pernambuco foram selecionados

Por Luiz Joaquim | 13.01.2009 (terça-feira)

O anúncio dos filmes selecionados para a 12ª Mostra de Tiradentes serviu de termômetro para atestar o bom momento que o cinema pernambucano. A produção local será representada no festival por nove obras, que serão exibidas entre os dias 23 a 31 deste mês, na cidade histórica de Minas Gerais. Pernambuco marca presença nos três formatos contemplados na Mostra de Tiradentes, participando com o longa-metragem “KFZ-1348”, de Gabriel Mascaro e Marcelo Pedroso, mais três vídeos e cinco curtas.

Um número impressionante, que deixa o cinema pernambucano com a terceira maior fatia de produções na categoria de curtas. Do total de 32 curtas selecionados, São Paulo lidera com 12 filmes, e o Rio de Janeiro fica em segundo com sete obras. Entre os cinco curtas locais, destaque para os inéditos “São”, de Pedro Severien, e “Confessionário”, de Leonardo Sette. O cineasta volta a Tiradentes depois de apresentar, ano passado, o curta “Ocidente”.

Na categoria, também participam “Muro” de Tião, “No. 27” de Marcelo Lordello e “Superbarroco” de Renata Pinheiro, filmes que tiveram boas trajetórias em 2008. O primeiro foi selecionado para a “Quinzena dos Realizadores” em Cannes e os dois últimos concorreram no Festival de Brasília, rendendo a Renata Pinheiro os prêmios de melhor filme pelo júri oficial e o de Aquisição Canal Brasil.

A Mostra de Tiradentes ainda exibe os vídeos pernambucanos “Até Onde a Vista Alcança” de Felipe Peres Calheiros, “Luz Industrial Mágica” de Kléber Mendonça Filho e “Miró: Preto, Pobre, Poeta e Periférico” de Wilson Freire. Já o documentário “KFZ-1348” passará na mostra Vertentes. No currículo, o filme conta com o prêmio especial dado pelo júri oficial da Mostra de São Paulo.

Ao todo a Mostra de Tiradentes vai exibir 121 filmes, sendo 32 curtas e 61 digitais. O homenageado deste ano é o cineasta José Eduardo Belmonte, que vai abrir o festival fazendo a pré-estréia nacional do seu longa “Se Nada Mais Der Certo”. Dele ainda serão exibidos “Subterrâneos” (2003) e “A Concepção” (2005).

Mais Recentes

Publicidade