X

0 Comentários

Reportagens

Pensando 2010

O cinema brasileiro vai mandar

Por Luiz Joaquim | 28.12.2009 (segunda-feira)

O primeiro bafafá cinematrográfico de 2010 será por um filme brasileiro. Logo no 1° de janeiro, entra em cartaz em 500 salas do país, “Lula: O Filho do Brasil”. Cercado de polêmica, a produção mais cara de nossa história (fala-se em R$ 16 milhões) certamente dividirá opiniões e levará algumas centenas de curiosos aos multiplex. Triste é saber que seu diretor, Fábio Barreto, não poderá acompanhar o lançamento em sua plenitude em função do grave acidente automobilístico sofrido no sábado, dia 19.

A ofensiva cinematográfica de “O Filho do Brasil” serve uma pouco de reflexo para o que acontecerá em nossas salas neste ano. Há uma massissa agenda de lançamentos brasileiros em 2010. Isso não é mais novidade, mas a nova safra contará a seu favor com títulos curiosos e atores celebrados pela mídia nacional., além de pegar carona na boa performance recente de bilheteria, que deixou o público interessando no cinema brasileiro.

Há alguns meses, por exemplo, o público já vem acompanhado o teaser de “Chico Xavier”, pelo qual Daniel Filho dirige Nelson Xavier como o mais conhecido líder espiritual do país. O filme será lançado na data centenária do nascimento do personagem, e Sexta-feira da Paixão, dia 2 de abril. Ainda sobre a figura espiritualizada de Xavier, esta sendo adaptado para o cinema seu livro mais vendido: “Nosso Lar”, dia 3 de setembro.

Antes, no início de fevereiro, teremos “High School Musical û O Desafio”. É a terceira produção da franquia, que já conta com outras na Argentina e México. A versão Brasil trará Ivete Sangalo e Wanessa Camargo sob direção musical de Guto Graça Melo. Os adolescentes também verão “Desenrola”, de Rosane Svartman, e “Sex Delícia”, produzido por Mariza Leão, além de “Histórias de Amor Duram apenas 90 Minutos”, de Paulo Halm.

Ainda no campo da adolescência, Laiz Bodanski prepara o seu “As Melhores Coisas da Vida”. Já as crianças terão em março a aventura “Eu e Meu Guarda-Chuva”, de Toni Veanzolini; e também a animação de bonecos “31 Minutos”. E se 2009 foi o ano do 3d Digital, 2010 será o ano em que o Brasil entrará nesse campo. Duas produções estão a caminho por aqui nessa tecnologia. A primeira, de Mariana Caltabiano, chama “Brasil Animado” , um misto de animação 3D com live action. O outro chama-se “Nautilus” e tem direção de Clewerson Saremba, com distribuição da Paris Filmes.

Enquanto isso, Fernando Meirelles desenvolve, como produtor, “VIPs”, com Wagner Moura interpretando o farsante que se passou pelo dono da cia. aérea Gol. Ainda sobre casos reais que chamaram atenção da mídia brasileira, está em preparação “O Assalto ao Banco Central”, com o qual o diretor Marco Paulo vai recriar a ação criminosa do título.

O universo policial será contemplado também com “Segurança Nacional”, de Roberto Carminatti, “Federal”, “Seqüestro Relâmpago”, e “400 contra 1: A História do Comando Vermelho”. Em agosto, o Brasil deve parar para ver “Tropa de Elite 2”, com José Padilha na direção e Wagner Moura como Capitão Nascimento.

Os veteranos Cacá Diegues e Arnaldo Jabor voltam às telas. O primeiro conduzindo o projeto “Cinco Vezes Favela: Agora por Nós Mesmos”, no qual revê um projeto do Cinema Novo tocado, desta vez, por moradores dos morros cariocas. E segundo dirigindo “A Felicidade Suprema”, com estreia em maio.

Outros títulos que devem agitar a caixa registradora dos multiplex são “Bruna Surfistinha: O Doce Veneno do Escorpião”, a adaptação do livro hom”nima de Raquel Pacheco; “O Bem Amado” adaptação da obra de Dias Gomes por Guel Arraes, com Marco Nanini como Odorico Paraguaçu; e duas adaptações de Jorge Amado: “Quincas Berro D’Água” (com Paulo José e Irandhir Santos) e “Capitães de Areia”.

Também em produção estão “Sonhos Roubados”, de Sandra Werneck, “Amanhã Nunca Mais”, comedia de Tadeu Jungle, com Lazaro Ramos, e “Muita Calma nessa Hora”, de Felipe Joffily, este estreando 16 de abril. Por enquanto são 47 lançamentos na agenda 2010, mas o número deve aumentar ao longo do período.

ESTRANGEIROS
Um das primeiras grande produções a chamar atenção em 2010 será “Sherlock Holmes”, com Robert Downey Jr. no papel do célebre detetive de Conan Doyle e Jude Law como seu inseparável Dr. Watson. O queridinho Spike Jonze também lança em janeiro seu novo filme estranho, “Onde Vivem os Monstros”. No mesmo mês, veremos o novo Clint Eastwood, “Invictus”, com Matt Damon.

Depois de “Matrix”, os Irmãos Wachowski sempre são motivo de atenção. Em meio ao carnaval, teremos “Ninja Assassino”. Antes do meio do ano, três refilmagens de lendas dos anos 1980: “Fúria de Titãs”, “A Hora do Pesadelo”, e “Karatê Kid”, este último com Jaden, filho de Will Smith, no papel que marcou Ralph Macchio para sempre. Seu mestre será Jackie Chan. Entram aqui também dois clássicos mais antigos: “O Lobisomen”, agora vivido por Benício del Toro, e com Anthony Hopkins no elenco, e “Robin Hood” com Russel Crowe no papel, mais uma vez dirigido por Ridley Scott.

Fevereiro de 2010 verá nascer um novo ídolo infanto-juvenil. Harry Potter, que já começa a se despedir, verá sua vaga ocupada por “Percy Jackson: O Ladrão de Raios” (guardem esse nome). A nova franquia é inspirada numa série literária hom”nima e será dirigida pelo mesmo Chris Columbus, diretor dos dois primeiros “Harry Potter” No campo de 3D, destaque para “Toy Story 3D”, “O Príncipe da Pérsia”, “Alice no País das Maravilhas”, e “Meu Malvado Favorito”, este pela técnica do estereoscópio. Não se pode esquecer também o novo “Shrek para Sempre”, agora com seus filhores .

Em maio, as fãs de Carrie Bradshaw vão enlouquecer com “Sex & The City 2”. Já os rapazes tem promessa de empolgação com Leonardo DiCaprio no novo filme de Christopher Nolan em “A Origem”. Um belo filme de tribunal û “Storm: A Força da Verdade” também tem lançamento garantido, com Kerry Fox (“Um Anjo em Minha Mesa”) no papel de uma advogada que tenta condenar um general sérvio no tribunal de Haia. Também no elenco Anamaria Marinca, de “4 Meses, 3 Semanas, 2 Dias”.

O final de 2010 promete boas aventuras com Seth Rogen na adaptção para as telas de “O Besouro Verde”, e Jack Black na roupa do escritor Lemuel Gulliever em “As Aventuras de Gulliver”. Teremos também, mais uma vez, os anos 1980 retornando em nova roupagem para “Tron: Uma Odisséia Eletrônica”, com Jeff Bridges de volta ao papel de Kevin Flynn de 1982.

Mais Recentes

Publicidade