X

0 Comentários

Festivais

Mostra Somos Todos Humanos

Humanismo via cinema

Por Luiz Joaquim | 22.03.2010 (segunda-feira)

De hoje à quarta-feira (e também na próxima semana nos mesmos dias) o Cine Apolo abriga exibições de filmes aglomerados por uma intenção humanista. Trata-se da Mostra de Filmes do Projeto Paralelos – Somos Todos Humanos”. “Com esse trabalho, queremos proporcionar uma reflexão profunda e dialogar com a sociedade sobre novas formas de lidarmos com as nossas diferenças e conflitos, numa cultura de paz e respeito humanitário”, comenta o idealizador, Germano Haiut. Logo após as sessões, acontece um debate com convidados especialmente selecionados.

Entre os filmes escolhidos estão “Escritores da Liberdade” (terças, 14h30), de Richard LaGravenese; “Arquitetura da Destruição” (segundas, 18h), de Peter Cohen e “O Menino do Pijama Listrado” (quartas, 14h30), de Mark Herman. As sessões acontecem em dois horários, às 14h30 e às 18h. Entre os debatedores, marcam presença Jorge Zaverucha, José Paulo Cavalcanti Filho, Marcelo Santa Cruz, Amparo Araújo e Frei Tito e outros. Instituições como as polícias Civil e Militar, escolas públicas da Rede Municipal, universidades, Corpo de Bombeiros, ONGs e representantes ligados à defesa das minorias negras, indígenas, deficientes físicos, judeus, estão sendo especialmente convidados pela organização, que pretende lançar um olhar crítico sobre os horrores que a humanidade já viveu.

Outros filme selecionados foram “Noite e Neblina” (terças, 18h), de Alan Resnais; e “Brinquedo Proibido” (Quartas, 18h). Este filme encerra a mostra dia 31 de março que é a mesma que será lançado o livro “Dossiê Ditadura: Mortos e desaparecidos políticos no Brasil – 1964 a 1985”. Acontece às 18h no espaço Galeria BNB/MINC Regional Nordeste, na Rua do Bom Jesus, 237, onde está a exposição “Anne Frank: Uma História para Hoje”; assim como também a exposição “Desenhos das Crianças de Terezín”, na Casa da Fundação Safra, no Bom Jesus, n°191, ao lado da Sinagoga Kahal Zur Israel.

Mais Recentes

Publicidade