X

0 Comentários

Festivais

37º Sesc Melhores (2011)

Poucos se dão conta, mas depois do festival de Brasília e Gramado, o Festival Sesc Melhores Filmes, que inicia a partir das 19h30 de hoje (até 28 de abril) no CineSesc, na Rua Augusta, em São Paulo, é o mais antigo em atividade no Brasil. Este ano, promove sua 37ª edição e, na noite de abertura de hoje, a Serviço Social do Comércio exibe, […]

Por Luiz Joaquim | 06.04.2011 (quarta-feira)

Poucos se dão conta, mas depois do festival de Brasília e Gramado, o Festival Sesc Melhores Filmes, que inicia a partir das 19h30 de hoje (até 28 de abril) no CineSesc, na Rua Augusta, em São Paulo, é o mais antigo em atividade no Brasil. Este ano, promove sua 37ª edição e, na noite de abertura de hoje, a Serviço Social do Comércio exibe, tradicionalmente, um filme inédito – no caso de hoje o ótimo “Riscado”, de Gustavo Pizzi.

O filme exibe logo após o anúncio dos títulos brasileiros realizados em 2010 vencedores nas categorias de melhor filme de ficção, documentário, ator, atriz, direção, roteiro, fotografia; além dos prêmios para os estrangeiros:1 melhor filme, direção, ator, atriz.

A votação aconteceu por consulta aberta ao público, via internet; no próprio cinema da Rua Augusta, e também a críticos especializados de todo o país. Oito deles, inclusive, foram convidados para participar amanhã e na sexta-feira do debate sobre os impasses do cinema brasileiro, o papel da crítica na formação do olhar e o reflexo dela no sucesso (ou não) de um filme nacional.

Formam o grupo de debatedores, amanhã, Ana Paula Sousa (Folha de S. Paulo), André Miranda (O Globo), Marcelo Miranda (O Tempo – MG) e Miguel Barbieri (Veja). Na sexta-feira palestram João Sampaio (A Tarde – BA), Luiz Zanin Oricchio (O Estado de S. Paulo), Neusa Barbosa (site Cineweb/Reuters/UOL/Bravo) e Luiz Joaquim, deste CinemaEscrito. Os dois debates serão mediados por Maria Rosário Caetano, da Revista de Cinema.

A cerimônia de hoje à noite será transmitida pelo site (www.sescsp.org.br) com mediação de Cunha Jr. e Miguel Barbieri Jr. Além dos filmes em cartaz no festival (eles somam 42, entre todos os lançados em 2010), que percorrerão 15 cidades paulistas, o Festival Sesc Melhores também promove o encontro “Cinema da Vela”. São conversas mediadas por Cunha Jr. com Carlos Reichenbach (dia 13), Sara Silveira (19), Sérgio Bianchi (20), Bráulio Mantovani (26) e Tony Berchmans e Antônio Pinto (27). Domingo, acompanhe a cobertura do CinemaEscrito sobre o debate da crítica. A programação completa do Festival pode ser visto no hotsite (www.sescsp.org.br/melhoresfilmes).

Mais Recentes

Publicidade