X

0 Comentários

Festivais

16º Cine-PE (2012) – curtas, dia 2

Curtas olham para as artes plásticas

Por Luiz Joaquim | 27.04.2012 (sexta-feira)

Neste segundo dia da mostra competitiva de curtas-metragens (às 20h) do 16º Cine-PE: Festival do Audiovisual, os pernambucanos ganham como presente o documentário “Zuleno”, novo trabalho de Felipe Peres Calheiros, realizador que brilhou como vencedor no Festival de Brasília de 2010 com o contundente “Acercadacana”. Desta vez, Calheiros não quer denunciar nada, mas ressaltar o talento do artista plástico Zuleno (1915-2008).

“O projeto do filme é antigo, nasceu em 2007 quando o produtor Diego Medeiros me convidou, mas aconteceu rápido. Tivemos que constituir as imagens em três dias, em 2008. Zuleno estava com 1992 anos, e faleceu um mês depois”, recorda o cineasta. Calheiros explica que o filme é marcado por conversas com o artista, quando “transparecia sua compreensão da vida muito marcada pela humildade”.

“Falamos também de sua técnica, com esmalte sintético, desenvolvida por ele e pouco comum no tipo de pintura que fazia”, adianta. “Sua história é marcada pela persistência. Tendo saído de Pesqueira [PE] e vindo de uma família humilde ele conseguiu chamar a atenção no início do século 20 com seu trabalho”, diz, lembrando da simplicidade de seu personagem. “O filme também segue essa simplicidade. É com o discurso dele, com suas palavras que o curta se resolve. Decidimos interferir o mínimo na leitura da obra de Zuleno, para que o próprio espectador descubra esta obra”, concluiu. Junto a “Zuleno”, serão exibidos também “Isso Não é o Fim” ficção da Bahia de João Gabriel, e “Quadros” ficção do Paraná de Sara Bonfim.

LANÇAMENTO
Ainda na agenda da noite do festival será lançado o livro “15 anos Cine-PE” (às 12h no Hotel Golden Tulip Recife Palace, Boa Viagem) e um pouco depois, às 15h na Universidade Católica de Pernambuco, acontece à sessão do primeiro de dois filmes da mostra “Um Olhar para Moçambique”, exibindo em DVD, com entrada franca, o filme “Feitiço”, de Júlio Silva.

No mesmo horário (15h), só que na Fundação Joaquim Nabuco do Derby, acontece à abertura do seminário “Economia da Cultura e Políticas Culturais Segmentadas”, com participação de Vitor Ortiz (Sec. Executivo / Minc), Ana Paula Santana (Secretária do Audiovisual / MinC), Silvana Meirelles (FUNDAJ) e Alfredo Bertini (Cine PE). Na sequência, duas mesas discutem “Política Segmentada para os Fundos Públicos” – com palestras de Ortiz e Fernando Duarte – e “Política Segmentada para o Mecenato” – com participação de Odilon Wagner (APTI/SP) e Leonardo Brant (Pesquisador/SP). O acesso é gratuito.

Mais Recentes

Publicidade