X

0 Comentários

Festivais

16o Cine PE (2012) – longas – dias 3 e 4

Sábado tem Jorge Mautner, domingo, Boca

Por Luiz Joaquim | 28.04.2012 (sábado)

O filme “Boca”, que será exibido amanhã (29/04) às 21h, na mostra competitiva de longas-metragens do Cine PE, surgiu a partir do interesse do diretor Flávio Frederico filmar a época retratada: a São Paulo dos anos 1950. A história é sobre Hiroito Joanides, famoso bandido que atuou na “Boca do Lixo”, região de prostituição no centro de São Paulo há 60 anos. “Hiroito escreveu um livro, ‘Boca do Lixo’, que foi best seller nos anos 1970. Um amigo me deu o livro e disse: ‘Acho que esse vai ser seu próximo filme’. Eu sempre tive interesse pela história do submundo de São Paulo, e mesmo achando o romance fraco surgiu um interesse de retratar esse ambiente”, explica Flávio.

Hiroito Joanides, interpretado por Daniel de Oliveira (o elenco tem ainda a atriz pernambucana Hermila Guedes), é um personagem que chamou a atenção do diretor, em especial pela ideia de uma juventude e vida adulta dedicada à delinquência, mas com algo de glamour do submundo paulista de outra geração. “Ele vinha de classe média alta e a época em si já era glamourosa. Hiroito era um malandro daqueles dias, seu estilo lembrava o mafioso, o gangster. Ele profissionalizou o crime da região”, analisa o diretor.

Flávio explica que uma das referências durante as filmagens foi “Domingo Sangrento” (2002), de Paul Greengrass. “Mais pela ideia de câmera na mão, para filmar rápido. Era importante reconstituir a época, mas esse é um filme de baixo orçamento. Durante a filmagem fui pensando em outros filmes, especialmente ‘Os bons Companheiros’ (1990) e ‘Touro Indomável’ (1980), os dois de Scorsese. Mas é óbvio que essas são referências levando em conta nossas limitações, tentando dar uma pegada brasileira, com músicas da época. O que eu realmente queria era retratar um bandido de verdade, de carne e osso, com toda sua humanidade, um cara mau mas com outros lados”, explica.

Já o documentário “Jorge Mautner: O Filho do Holocausto” (RJ), dirigido por Pedro Bial e Heitor D’Alincourt, e que exibe hoje (28/04) tem como interesse fazer um retrato do artista quando jovem, falando sobre a história de Jorge Mautner, a vida e a obra desse cantor, compositor e escritor. Além do próprio Mautner, Bial e D’Alincourt entrevistam artistas importantes como Gilberto Gil e Caetano Veloso.

HOMENAGENS
Neste fim de semana o Cine PE presta homenagens a dois cineastas importantes na história do cinema nacional: Fernando Meirelles e Cacá Diegues. No caso de Meirelles há um fato extra que o festival deseja ressaltar: os dez anos do filme “Cidade de Deus”, que em 2002 ampliou a visibilidade do cinema brasileiro no cenário internacional, mostrando com vigor a realidade social do Rio de Janeiro. O Cine PE projeta “Xingu” (filme que ainda está em cartaz), dirigido por Cao Hamburguer (com produção de Meirelles), às 17h. Para Diegues, o evento exibe dois filmes: “Xica da Silva” (domingo, 17h), de 1976, exibido em cópia recentemente restaurada pela Cinemateca Brasileira, e “Deus é Brasileiro” (hoje, 20h), no Sítio Histórico Parque do Carmo, com entrada gratuita.

Mais Recentes

Publicidade