X

0 Comentários

Off Topic

TVU inicia programação carnavalesca

Carnaval na TV

Por Luiz Joaquim | 01.02.2013 (sexta-feira)

O carnaval pernambucano 2013 inicia hoje na TVU/TV Brasil (canal 11, VHF). Com o programa Curta Carnaval, a emissora/repetidora de TV da Universidade Federal de Pernambuco explora algumas das principais tradições carnavalescas do Estado. De hoje até 13 de fevereiro, sempre às 18h30, o programa vai mostrar filmes de ficção, documentários e videoclipes com um ponto em comum: a tradições carnavalescas pernambucana.

Abre a série “Carnavais no Passo do Tempo”, documentário de Carlos Carvalho sobre as origens do Carnaval. O trabalho navega pela folia pernambucana com imagens de 1927 a 2002. Com produção de Anselmo Alves, o média-metragem traz ainda imagens inéditas, em Super 8, do Carnaval de Olinda.

Assim como o documentário, o programa também vai fundo na diversidade carnavalesca do Estado ao apresentar, no período, filmes que abordam os carnavais de Timbaúba e Nazaré da Mata, especiais sobre o Frevo e o Maracatu e entrevistas com personagens como Jorge Mautner, autor de Maracatu Atômico, e o bonequeiro Sílvio Botelho.

Para a coordenadora de Produção da TVU, Clara Angélica, o Curta Carnaval dialoga com a nova fase da emissora e com o conceito de Comunicação Pública. “A partir da participação da sociedade, aqui representada pelos realizadores dos produtos audiovisuais, mostraremos um painel da multiculturalidade do Carnaval pernambucano”. Serão exibidas 26 realizações, que passaram por uma curadoria própria. Outros destaques são “Restos de Carnaval”, de Léo Rodrigues, e “Nossos Ursos Camaradas”, de Fernando Spencer.

*Com informações da NTVRU-UFPE

Mais Recentes

Publicidade