X

0 Comentários

Artigos

É o cuentro

Câmera clara

Por Luiz Joaquim | 04.08.2014 (segunda-feira)

A maioria dos pernambucanos não alcançam a dimensão de como os outros Estados vêem essa nossa instigante e contínua produção, que insiste em vencer com louvor todos os importantes festivais do País desde 2012. O crítico João Nunes, de Campinas (SP) publicou recentemente uma simpática provocação que reproduzimos aqui: “Os cineastas de Pernambuco costumam responder às indagações sobre o fenômeno cinematográfico do estado com certo ar blasé, como se fosse algo corriqueiro. Mas é preciso que eles … [dêem] pistas para explicar a razão de o cinema brasileiro mais vitorioso, vigoroso e inventivo atualmente ser feito em Pernambuco. E eles não podem fugir às indagações. Denominem isso de movimento, de ciclo, do que for, mas não se pode ignorar fato relevante tão evidente”.

Mad Max
E a trilogia apocalípitica criada por George Miller em 1979 – “Mad Max”, que deu notoriedade a Mel Gibson – será refilmada pelo seu próprio criador, agora com o subtítulo “Estrada da Fúria”. Tom Hardy (foto) assume o protagonismo e vem acompanhado por Charlize Theron e Nicholas Hoult no elenco. Miller também assina o roteiro, ao lado junto com Brendan McCarthy e Nico Lathouris. A Warner anuncia que o filme tem lançamento previsto para 21 de maio de 2015.

Bay
Teremos ainda muitos filmes de Michael Bay (“Transformers”) chegando por aí. A Paramount Pictures anunciou que extendeu e expandiu o contrato entre o cineasta e o estúdio. O novo acordo expande o período por mais três anos de relações com sua produtora a Platinum Dunes. “Bay é o mais amado de nossa geração”, disse Brad Grey, CEO da Paramount.

Judaico
Em meio ao absurdo bélico dos conflitos que o mundo acompanha entre Israel e Palestina, está em preparação o Festival de Cinema Judaico de São Paulo (FCJSP), que este ano completará 18 anos. Entre 5 e 10 de agosto, o evento trará filmes de Israel e de outros dez países. Um destaque é o recém-restaurado clássico do cinema judaico de 1938, “Mamele”.

Mais Recentes

Publicidade