X

0 Comentários

Artigos

De Loyola

Câmera Clara 473

Por Luiz Joaquim | 02.11.2015 (segunda-feira)

No livro “Memórias do Cinema: Um Idioma Universal”, lançado pela Mostra de SP, o escritor Ignácio de Loyola Brandão registra em seu depoimento um caso curioso que viveu em Roma, nos anos 1960, quando era correspondente do “Última Hora”. Ele conta que certa vez estava com um colega italiano e viu passar um carro esporte conversível que parou em frente ao famoso café Douney (ainda lá). “E aí, saiu um cara alto, espigado, todo metido, e eu perguntei: – Quem é esse? E o italiano disse: Mais um desses americanos fracassados que não tem emprego lá e vieram aqui tentar a sorte. Vai acabar [mal] e fazendo sua vida”. Depois, Loyola explica que esse homem era Clint Eastwood, no começo da carreira, na Itália para fazer seus western-spaghetti.

Cansa
“Trabalhar Cansa”, de Juliana Rojas e Marco Dutra, estreou nos EUA e ganhou crítica elogiosa no jornal The New York Times. Em seu texto, Andy Webster destaca que os diretores se apropriam do silêncio para evocar o medo, e compara a decadência do ambiente com “Repulsa ao Sexo” (1965).

Mostra SP
A 39º Mostra de SP encerra quarta-feira (4). Desde sexta-feira (30), o júri oficial assiste os 14 filmes escolhidos pelo público entre os mais de 300 da programação. Entre eles constam o húngaro “Son of Saul”, o colombiano “A Terra e A Sombra”, “Ixcanul”, da Guatemala, e o polonês “Carta Branca” , entre outros. Compõem o júri a atriz Geraldine Chaplin, a diretora do Mk2, Nathanaël Karmitz, o produtor espanhol Luis Miñarro, o diretor brasileiro Paulo Machline e o trilheiro Iván Wyszogrod. O vencendor leva o troféu Bandeira Paulista.

Janela
Hoje é o último dia para fazer inscrições para o curso sobre Super 8, por Ivan Cordeiro, dias 13 a 15 de novembro. O festival também inaugura a programação “Petrobras Apresenta: Aulas de Cinema do Janela”, com o Portomídia e do British Council. Haverá a “Oficina de efeitos visuais (VFX) para filmes de baixo orçamento”, com Caroline Pires. Acesse www.janeladecinema.com.br

Oscar
O respeitado site americano “Awardsdaily” listou semana passada dez títulos com a maior probabilidade de ficar entre os nove finalistas (a serem divulgados em dezembro) para continuar na disputa pelo Oscar de 2015 para filme estrangeiro. “Que Horas Ela Volta?”, de Anna Muylart está entre eles, assim como “Son of Saul”

Mais Recentes

Publicidade