X

0 Comentários

Festivais

22º Cine-PE (2018) – Adiamento

Festival pode iniciar nesta quinta-feira (31), mas direção deve confirmar nova data apenas amanhã (28).

Por Luiz Joaquim | 27.05.2018 (domingo)

A assessoria do Cine-PE: Festival do Audiovisual, que iniciaria sua 22ª edição nesta terça-feira (29) e seguiria até 4 de junho, divulgou no início da tarde de hoje (27) sua decisão em adiar o evento. Segundo a nota, a direção do Cine-PE adiantou cinco pontos junto ao anúncio da decisão.

Eles dizem respeito a definição do novo período de realização que “será anunciada no decorrer desta segunda-feira” (amanhã, 28 de maio); e que “essa decisão poderá contemplar o adiamento por no mínimo dois dias ou na escolha de outro período mais à frente, a depender da conjuntura do quadro nacional e das agendas específicas que interferem no evento” para que o festival garanta a mobilidade segura de produtos, insumos e pessoas;

A direção também garante que “os acessos até então já disponibilizados (como ingressos e convites) continuarão válidos seja qual for a decisão pelo novo período de realização”. E segue lamentando “os transtornos causados pelo adiamento, por mais involuntária que seja essa decisão, haja vista que a gravidade da situação nacional impôs esse encaminhamento de modo irreversível”

A nota encerra revelando que “embora a organização da produção já estivesse totalmente pronta para a realização do Festival nas condições iniciais, alguns ajustes serão inevitáveis com a mudança da data, posto que envolvem ações múltiplas de logística, recepção e atendimento, considerados os diversos públicos envolvidos”.

EM 2017 – Ano passado, o 21º Cine-PE também sofreu adiamento. Dois. O primeiro transferiu o evento para o período entre 23 a 29 de maio de 2017, quando originalmente estava apontada para 02 a 08 de maio de 2017 (período mais tradicional do evento). Na época, pelo Facebook os produtores do evento explicaram que “Não só o aspecto de uma produção cultural que se vê afetada pela dimensão da crise econômica é suficiente para um compromisso de fazê-la organizada e ajustada à essa realidade. Outras variáveis significativas influenciam esse processo, de sorte que a cautela nos procedimentos se torna bem mais ampla. Em função desse quadro e no objeto maior de continuar trabalhando para repetir o sucesso das edições anteriores, a Direção do Cine PE resolveu adiar sua realização”.

Mas a 21ª edição do festival não iniciou em 23 de maio. Foi ali mais uma vez transferida para adiante. No dia 11 de maio de 2017,  a direção, em função de manifestações contrárias à programação do evento, que proporcionaram a retirada de alguns dos filmes selecionados, dirige-se ao público para comunicar sua decisão pelo segundo adiamento. A edição de 2017 só viria a ser realizada entre 27 de junho e 3 de julho daquele ano.

Mais Recentes

Publicidade