X

0 Comentários

Festivais

76º Globo de Ouro (2019) – premiação

Este Golden Globe será lembrado por “Bohemian Rhapsody” e pela Netflix. Os grande vencedores aqui.

Por Luiz Joaquim | 07.01.2019 (segunda-feira)

Foi surpresa para alguns a vitória de Bohemian Rhapsody como melhor filme drama no 76º Globo de Ouro, evento que encerrou na madrugada de hoje, pouco mais das 2h da manhã (horário de Brasília).

Esta edição da cerimônia, que aconteceu no auditório do Beverly Hilton Hotel, tinha o remake Nasce uma estrela como o título mais cotado para levar o troféu. Não deu para o filme de Bradley Cooper, vestido na ocasião da festa com o terno do seu garçom predileto.

Mas deu para sua protagonista, a cantora Lady Gaga, que compareceu a festa em seu vestido que poderia servir de cobertor para uma família de cinco membros. Em seu discurso, pelo prêmio de melhor canção original (Shallow), Gaga agradeceu ao garçom Cooper.

Antes da equipe de Bohemian Rhapsody fechar o evento subindo ao palco para pegar o troféu mais cobiçado, subiu no mesmo palco o seu protagonista Romi Malek (antes lembrado pela série Mr. Robot) para pegar o seu troféu de melhor ator drama.

Elegante, discreto (mas sem soar um falso-modesto), e reverencioso (mas sem soar puxa-saco), Malek agradeceu a honra de estar agora numa lista que inclui grandes nomes do cinema,  o que ajuda a deixar seu nome ainda mais brilhante para uma  indicação ao Oscar 2019.

Discurso igualmente emocionado e emocionante foi o de Glenn Close, melhor atriz drama por A esposa (estreia nesta quinta – 10/2 – no Brasil). Ao lembrar de sua mãe dizendo que “nunca realizou nada na vida”, corrigiu imediatamente essa ideia que muitas mulheres podem ter de si. “Elas criaram seus filhos”.

Antes de subir ao palco, Close cruzou com Michael Douglas (premiado como melhor ator comédia pela série O método Kominski, da Netflix, eleita também melhor série comédia) e trocou um beijinho com ele, fazendo comentários em redes sociais pela internet pipocarem imediatamente por internautas que nunca esqueceram dos dois em Atração fatal (1987) – sendo que agora ela que é A esposa (quarentões entenderão o trocadilho nefasto).

A propósito, Close concorreu ao Oscar por seis vezes, mas nunca ganhou, só chegou close [perdoem este outro trocadilho do inferno]. Está mais do que na hora desta senhora de talento inquestionável ser lembrada pelo homenzinho dourado de Hollywood, cuja cerimônia de premiação será no próximo 24 de fevereiro.

Após o prêmio Cecil B. de Mille para “The Dudeness”, como Chris Hemsworth se referiu ao homenageado Jeff Bridges, “o cara” subiu ao palco lembrando carinhosamente de um conselho de Michael Cimino (1939-2016) por ocasião de Portal do paraíso (1980): “Quando fui a ele dizer que tava em dúvida se conhecia e sentia aquele personagem, ele me respondeu: ‘a bola tá com você. É você’. Usei essa ideia para toda minha carreira. Sou eu nos filmes, somos nós. Estamos vivos ali”.

Outro gigante do cinema chegou no palco após a saída de Bridges. Era Harrison Ford para anunciar o melhor filme estrangeiro. Ficou com Roma (da Netflix), dirigido pelo mexicano Alfonso Cuarón, que brincou dizendo também precisar de ajuda para falar após Bridges e Ford. Cuarón lembrou que sentia “trapaceando” a todos  por receber esse prêmio uma vez que quem dirigia tudo ali era a sua mãe e a sua babá, Libo.

A 76º edição será lembrada também pela criação de um outro prêmio honorável. O de nome ‘Carol Burnett’ (dedicado a carreira de célebres figuras da tevê norte-americana), recebido pela própria atriz, assim como o produtor de cinema Cecil B. de Mille recebeu o primeiro troféu com o seu nome, em 1952.

Abaixo, os contemplados.

CINEMA

Melhor Filme – Drama
Bohemian Rhapsody

Melhor Filme – Comédia/Musical
Green Book – O Guia

Melhor Direção
Alfonso Cuarón (Roma)

Melhor Ator – Drama
Rami Malek (Bohemian Rhapsody)

Melhor Atriz – Drama
Glenn Close (A Esposa)

Melhor Ator – Comédia/Musical
Christian Bale (Vice)

Melhor Atriz – Comédia/Musical
Olivia Colman (A Favorita)

Melhor Ator Coadjuvante
Mahershala Ali (Green Book – O Guia)

Melhor Atriz Coadjuvante
Regina King (Se a Rua Beale Falasse)

Melhor Roteiro
Green Book – O Guia

Melhor Animação
Homem-Aranha no Aranhaverso

Melhor Filme Estrangeiro
Roma (Mèxico)

Melhor Trilha Sonora
O Primeiro Homem

Melhor Canção Original
“Shallow” (Nasce uma Estrela)

TELEVISÃO

Melhor Série – Drama
The Americans

Melhor Série – Comédia
O Método Kominsky

Melhor Ator – Drama
Richard Madden (Segurança em Jogo)

Melhor Atriz – Drama
Sandra Oh (Killing Eve)

Melhor Ator – Comédia
Michael Douglas (O Método Kominsky)

Melhor Atriz – Comédia
Rachel Brosnahan (The Marvelous Mrs. Maisel)

Melhor Ator Coadjuvante – Série/Telefilme
Ben Whishaw (A Very English Scandal)

Melhor Atriz Coadjuvante – Série/Telefilme
Patricia Clarkson (Sharp Objects)

Melhor Telefilme/Série limitada
The Assassination of Gianni Versace: American Crime Story

Melhor Ator – Telefilme/Série limitada
Darren Criss (The Assassination of Gianni Versace: American Crime Story)

Melhor Atriz – Telefilme/Série limitada
Patricia Arquette (Escape at Dannemora)

Prêmio Cecil B. DeMille
Jeff Bridges

Prêmio Carol Burnett
Carol Burnett

Mais Recentes

Publicidade