X

0 Comentários

Off Topic

“Em Trânsito” ganha versão em livro

A publicação é do coletivo pernambucano “Vacatussa”, que completa 15 anos

Por Luiz Joaquim | 25.06.2019 (terça-feira)

– com informações da assessoria do coletivo “Vacatussa”

Seguindo às comemorações pelos 15 anos do Vacatussa, o coletivo dá continuidade ao projeto de se firmar como editora com o lançamento de um novo título: Em trânsito, do cineasta pernambucano Marcelo Pedroso, inaugurando a Coleção roteiro. Na ocasião do lançamento – agendado para 4 de julho às 19h, além de uma conversa com o autor, haverá uma mostra de filmes. O evento ocorre no Castigliani Cafés Especiais, Estrada do Encanamento, 323, Parnamirim, Recife. A entrada é gratuita e o livro será vendido à R$ 20.

A programação envolve uma mostra de filmes, com a exibição do Em trânsito e curtas produzidos pelo projeto Vurto, criado em 2011 pelo próprio Marcelo Pedroso, junto Felipe Peres Calheiros. A ideia do Vurto era ser um laboratório para experimentações estéticas e ensaios políticos, em vídeos feitos para circular na internet. A exibição dos curtas acontece no recém-inaugurado anexo do Castigliani Cafés Especiais, do Parnamirim. O anexo, aos poucos, vai se firmando como importante espaço para a realização de eventos culturais, com a realização de exposições, lançamentos de livros e mostras de vídeos.

A COLEÇÃO ROTEIROS – Como uma forma de registrar a trajetória de alguns filmes e ressaltar o processo de desenvolvimento na construção de uma história num filme, o Vacatussa criou a Coleção roteiro que traça o longo processo de criação que ocorre até os filmes chegarem a serem aquelas imagens projetadas na tela.

Em trânsito, com roteiro do premiado curta-metragem de Marcelo Pedroso, é o primeiro título da coleção. Lançado em 18 de outubro de 2013, durante o festival Janela Internacional de Cinema do Recife, o filme provocou um impacto imediato no público, que reagiu com risadas, espantos e aplausos às cenas do protagonista Elias Santos da Silva, em sua saga de deslumbramentos e decepções contra a então política desenvolvimentista que regia o Brasil na época.

Uma reação que dias mais tarde se traduziria no reconhecimento por parte dos júris do Janela, lhe conferindo o prêmio de Melhor Curta Brasileiro do festival e outras duas distinções: o Prêmio da ABD/PE (Associação Brasileira de Documentaristas) e o Prêmio da FEPEC (Federação Pernambucana de Cineclubes). Uma lista que só aumentaria com as exibições do filme em mais 15 festivais, acumulando mais quatro prêmios e duas menções honrosas, sendo exibido por todas as regiões do país e ainda Portugal.

No livro, a trajetória de Em trânsito é recontada recuperando um material que precedeu as gravações, na intenção de mostrar o processo de criação e suas sucessivas mudanças até se chegar ao resultado final. O leitor agora terá acesso aos bastidores da criação de Marcelo Pedroso, com versões diferentes de roteiro (desde quando ainda era pensado como um documentário até se transformar num curta de ficção), conceituações teóricas, desenhos e anotações que serviram de guias para as gravações.

Além disso, a edição ainda traz informações sobre a equipe envolvida, dados técnicos e uma breve contextualização sobre a sua recepção, tanto do percurso traçado em mostras e festivais, como do olhar da crítica.

Serviço:

Lançamento do livro Em trânsito, de Marcelo Pedroso
Onde: Castigliani Cafés Especiais (Estrada do Encanamento, 323,
Parnamirim, Recife)
Quando: Quinta-feira, dia 4 de julho, de 19h às 21h30
Entrada: Gratuita
Preço do livro: R$ 20,00

Mais Recentes

Publicidade