X

0 Comentários

Críticas

Sahara

Uma quase super-produção, lembrando matinês dos anos 1950

Por Luiz Joaquim | 24.07.2020 (sexta-feira)

– texto originalmente publicado no caderno Programa da Folha de Pernambuco em 27 de maio de 2005 (sexta-feira)

É possível admirar o diretor Breck Eisner pelas mesmas razões pelas quais é possível duvidar de suas habilidades quando se vê seu Sahara (idem, EUA, 2005), em cartaz a partir de hoje (27/5/2005). Como um filho legítimo do chefão da Disney, Bob Eisner, Breck certamente sabia que tinha de fazer uma pancada de ações e explosões. Caso contraria seria acusado de estar baseando sua carreira no nome da família. E pode-se dizer que ele não tomou o caminho fácil fazendo Sahara.

Trabalho de risco, o filme quer ser um mix de ação e comicidade a partir de uma história “fora de moda” sob produção modesta, mas bem aplicada e buscando sua personalidade de “arrasa-quarteirão”. Recheado de explosões (algumas exageradas, como a da abertura), Sahara soa como uma matinê dos anos 1950, ou como um dissidente do maior clássico dos 1980: Os caçadores da arca perdida.

A produção mostra Steve Zahn (de Stuart little) e o sem-camisa Matthew McConaughey (de EdTV) como exploradores marítimos numa organização mundial independente. McConaughey busca incessantemente um navio couraçado afundado na Guerra Civil norte-americana, mas nunca tem sucesso. Paralelo a isso, Penélope Cruz (de Vanilla Sky), aparece como médica da Organização Mundial da Saúde no mesmo lugar que eles- a costa africana -, investigando uma suspeita de peste. Lá ela encontrar um governo de militares hostis de um governo ditador que a impede de fazer seu trabalho.

Não há dúvida que esses dois grupos se encontram para combater os militares e um industrial francês corrupto para trazer a paz à região. Mas o tom não é político, e sim o da galhofa. Claro que tudo é feito no último volume, com diversos ‘cabuns!’ enchendo a sala, mas produzindo pouco impacto como resultado final. Apesar disso, é divertido assistir um filme de ação, sem os superlativos comuns em obra do gênero, como aquelas do produtor Jerry Bruckheimer – Bad boys 2; Piratas do Caribe; Pears Harbor e outros.

Talvez o elenco também não colabore para criar uma empatia com o público. McConaughey não é um Sean Connery e Penélope Cruz é seca de carisma. Apenas Steven Zahn, com sua eterna cara de bobo, provoca simpatia quando surge na tela. Mas ainda assim, bobagem demais, como qualquer excesso, também não agrada.

Mais Recentes

Publicidade