X

0 Comentários

Festivais

55º Brasília (2022) – abertura

Petardo de Joana Pimenta com Adirley Queirós abre o festival e promete elevar a temperatura em Brasília

Por Luiz Joaquim | 14.11.2022 (segunda-feira)

– acima, still de Mato seco em chamas

Com início marcado às 20h30 de hoje (14), o primeiro longa da Mostra Competitiva Nacional, Mato seco em chamas (DF), do premiado diretor ceilandense Adirley Queirós (coassinado com Joana Pimenta), que disputa pela terceira vez a mostra principal do festival, com exibição na telona do Cine Brasília. A sessão começa com os dois curtas-metragens concorrentes do dia: Ave Maria (RJ) e Big Bang (MG/RN).

Este ano, o Festival de Brasília volta ao formato presencial, marcado também pela reconstrução de políticas do audiovisual brasileiro. Procurando ampliar a janela de filmes em competição e mantendo a marca histórica de 6 longas e 12 curtas nacionais, o Festival de Brasília inicia os trabalhos com a Mostra Competitiva Nacional e, amanhã, segue com mostras paralelas e a Mostra Brasília.

Os filmes competem em 30 categorias pelo Troféu Candango, em sessões apresentadas sempre às 20h30, de 14 a 19 de novembro, com a festa de encerramento e premiação no dia 20. A direção artística desta edição é assinada pela produtora Sara Rocha.

Mostra Nacional terá exibições em Samambaia e Planaltina – Como parte dos esforços de descentralização do acesso à cultura e, neste caso, especificamente do audiovisual, a Mostra Competitiva Nacional do  55º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro será realizada simultaneamente no Cine Brasília, seu palco tradicional, e nos Complexos Culturais Samambaia e de Planaltina.

Em ambos os equipamentos culturais, fora do Plano Piloto, o público terá acesso gratuito aos filmes da Mostra Competitiva Nacional, desta segunda-feira (14) ao sábado (19). Os moradores das duas RAs e proximidades poderão assistir gratuitamente aos filmes que concorrem aos Troféus Candango e ainda votar na categoria de júri popular. As sessões começam às 20h, e não é necessário retirar ingressos antecipadamente. No entanto, a sala está sujeita a lotação.

Confira a programação completa aqui e acompanhe a cobertura do CinemaEscrito.com

Leia também

Mais Recentes

Publicidade