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Festivais

55º Festival de Brasília (2022) – Seleção

Mais de 40 títulos compõem a programação de longas e curtas da edição.

Por Yuri Lins | 31.10.2022 (segunda-feira)

–  com informações da assessoria do festival. Acima, foto do filme Mato seco em chamas, em competição.

Neste novembro, o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro chega à sua 55ª edição. Entre os dias 14 e 20, o festival – que presta homenagem ao realizador Jorge Bodanzky – apresenta mais de 40 títulos de todas as regiões brasileiras. São quase 1.200 filmes inscritos para a seleção oficial, que será dividida entre longas e curtas das mostras Competitiva Nacional e Brasília. Além disso, serão exibidas duas mostras avulsas, com longas-metragens e sessões hors-concours.

Em 2022, a edição se debruça ao retorno das exibições presenciais, das salas de cinema e, como um todo, da reconstrução política do audiovisual brasileiro. A competição pelos quase 30 troféus Candango ocorre entre os dias 14 e 19 de novembro, com filmes exibidos sempre às 20h30.

LONGAS-METRAGENS -Entre os longas da Mostra Competitiva Nacional foram selecionadas duas produções do Distrito Federal: Mato seco em chamas, de Adirley Queirós e Joana Pimenta, obra futurista que explora os impactos da presença da extrema-direita em ambientes de favela; e Rumo, de Bruno Victor e Marcus Azevedo, sobre a trajetória de implementação das cotas raciais em universidades brasileiras.

O documentário fluminense Mandado, de João Paulo Reys e Brenda Melo Moraes, investiga o sistema penal brasileiro; enquanto o título paulista-amazonense A invenção do outro, de Bruno Jorge, acompanha expedição humanitária do indigenista Bruno Pereira na Amazônia em busca da etnia isolada dos Korubos. Entre as ficções selecionadas, o mineiro Canção ao Longe, de Clarissa Campolina, debate questões de classe, família, tradição, raça, gênero e identidade, e o pernambucano Espumas ao vento, de Taciano Valério, contrapõe o labor da arte à expansão de igrejas neopentecostais pelo Brasil.

CURTAS-METRAGENS -Entre os curtas da Competitiva Nacional do 55º Festival de Brasília, um panorama da produção nacional traz títulos de Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Paraíba, Pernambuco, São Paulo e Rio Grande do Sul. A ficção Big bang (MG/RN), de Carlos Segundo, debate a sistemática exclusão social; enquanto Ave Maria (RJ), de Pê Moreira, pensa afetos e relações familiares; e Lugar de Ladson (SP), de Rogério Borges, discute acessibilidade a partir da história de um garoto cego que não sai de casa, buscando em seu celular um encontro amoroso. Calunga maior (PB), de Thiago Costa, se inspira na cultura bantu para abordar relacionamentos afetivos e memórias da diáspora africana; e Sethico (PE), de Wagner Montenegro, explora a tragédia colonial ante as vidas negras no Recife

Anticena (DF), de Tom Motta e Marisa Arraes, traz o tom da competição ao tratar de arte, oportunidade e empregabilidade no Brasil. Do Rio de Janeiro, Nossos passos seguirão os seus…, de Uilton Oliveira, resgata a memória de Domingos Passos, militante anarquista do movimento operário brasileiro. Escasso, do duo Encruza (Clara Anastácia e Gabriela Gaia Meirelles), se estrutura como falso documentário a narrar os anseios de uma passeadora profissional de pets em busca da casa própria.

De São Paulo, São Marino, de Leide Jacob, conta a história de um monge transmasculine do século VI canonizado como Santa Marina; e de Pernambuco Capuchinhos, de Victor Laet, narra uma bem-humorada saga de duas jovens por conexão de internet em meio a uma floresta. A liberdade feminina é mote explorado em Nem o mar tem tanta água (PB), de Mayara Valentim; e conflitos de tradição indígena entre meninas e mulheres ganha a tela em Um tempo para mim (RS), de Paola Mallmann de Oliveira.

MOSTRA BRASÍLIA –  Na Mostra Brasília, uma seleção de quatro longas e oito curtas-metragens produzidos no Distrito Federal disputa 13 troféus Candango, acompanhados de R$ 240 mil em prêmios concedidos pela Câmara Legislativa do DF, incluindo R$ 100 mil para o melhor longa e R$ 30 mil para o melhor curta pelo júri oficial. Na categoria júri popular, o longa vencedor receberá R$ 40 mil, enquanto o curta agraciado ficará com R$ 10 mil.

Entre os longas, O pastor e o guerrilheiro marca o retorno do veterano cineasta José Eduardo Belmonte ao festival que o revelou. A produção debate os conflitos históricos e o triste legado da ditadura militar brasileira. O diretor Felipe Gontijo, por sua vez, apresenta Capitão Astúcia, aventura que une neto e avô para debater envelhecimento. Realizador de Sobradinho, Pedro Lacerda documenta os livreiros candangos Ivan Presença e Chiquinho da UnB nos desafios impostos pelos novos modelos de negócio do mercado editorial em Profissão Livreiro; e Wesley Godim fecha a seleção de lonas com Afeminadas, documentário sobre o universo drag queen de Brasília.

A seleção de curtas também aponta para um vasto panorama da nova produção local. Desamor, de Herlon Kremer, aborda o delicado tema da separação; Super-heróis, de Rafael de Andrade, celebra os heróis do cotidiano; Plutão não é tão longe daqui, de Augusto Borges e Nathalya Brum, cria a fictícia favela Plutão, às margens da Ceilândia, onde se abrigam opositores de um governo autoritário; e Manual da Pós-verdade, de Thiago Foresti, investiga o lugar da produção jornalística em meio às fake news.

Carolina Monte Rosa apresenta Tá tudo bem, curta que debate diferenças sociais atenuadas pelo isolamento social; e Juliana Corso exibe Virada de jogo, filme que conecta narrativas femininas através da dor e do amor próprio. Marcelo Cuhexê traz ao festival Levante pela Terra, obra captada no acampamento homônimo, realizado durante a pandemia, em Brasília, contra o avanço de leis que impactariam nos direitos indígenas; e Vínícius Schuenquer apresenta Reviver, filme sobre perdas do passado e superação.

MOSTRAS PARALELAS E SESSÕES ESPECIAIS – Diferentemente de edições anteriores, em 2022 o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro já inicia sua programação com a Mostra Competitiva, dispensando um filme de abertura. Outras obras, no entanto, somam-se às obras selecionadas para sessões especiais, com títulos prestigiados do cinema nacional, também para duas mostras paralelas: Reexistências e Festival dos Festivais.

O encerramento do Festival de Brasília contará com sessão hors-concurs do filme Diálogos com Ruth de Souza, da diretora paulista Juliana Vicente, antecedendo a cerimônia de premiação, que acontece em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. A data marca também o retorno do Prêmio Zózimo Bulbul, concedido pelo festival em parceria com a APAN e o Centro Afrocarioca de Cinema. Na sequência, haverá sessão especial do documentário Quando a coisa vira outra, de Marcio de Andrade, em homenagem a Vladimir Carvalho, pioneiro do cinema brasiliense.

Em tributo ao diretor Jorge Bodanzky, o 55º FBCB apresenta ao público uma pequena mostra com produções do homenageado desta edição. Paulista, o diretor iniciou sua carreira na Universidade de Brasília e realizou obras junto a Hector Babenco, Antunes Filho e outros, sendo Iracema – Uma transa Amazônica (1974), seu mais conhecido filme. Ao longo do festival, tal homenagem traz ao Cine Brasília Distopia Utopia (2020) e, em caráter inédito, Amazônia, a nova Minamata? (2022). Além desses, o público poderá assistir à cópia restaurada de Compasso de Espera (1969), longa de Antunes Filho, cuja bela direção de fotografia é assinada por Bodanzky.

Na mostra Reexistências, quatro longas exploram narrativas do presente e do passado, pensando a diversidade em todas suas formas de expressão. Do Rio de Janeiro, o longa Não é a primeira vez que lutamos pelo nosso amor, de Luis Carlos de Alencar, aborda a perseguição contra a população LGBTQIA+ durante a ditadura militar brasileira. Do Amazonas, Uýra – A retomada da floresta, de Juliana Curi, conta a história de uma artista trans indígena em sua jornada de autodescoberta.

O título mineiro-fluminense O Cangaceiro da moviola, de Luís Rocha Melo, homenageia o montador de cinema pernambucano Severino Dadá, um baluarte da filmografia brasileira, enquanto repensa a dominação da produção sudestina ante os eixos de produção audiovisual nacionais. Por fim, o paraibano Cordelina, de Jaime Guimarães, se apresenta como roadmovie a explorar o universo feminino e as memórias a partir de personagem em peregrinação entre Pernambuco e Paraíba.

Conhecido por dar preferência a títulos inéditos, o Festival de Brasília ganha também a Mostra Festival dos Festivais, para apresentar três filmes com passagens bem sucedidas por outras competições nacionais. São eles: o cearense A filha do palhaço, de Pedro Diógenes, sobre a relação entre pai e filha nos tempos atuais; o paulista Três tigres tristes, de Gustavo Vinagre, que narra a saga de três jovens queer numa São Paulo assolada por uma pandemia cujo vírus afeta a memória; e o goiano Fogaréu, de Flávia Neves, uma produção ambientada em meio à modernidade do agronegócio em Goiás, onde se discutem origens familiares e segredos do passado.

AMBIENTE DE MERCADO – O 55º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro retoma as atividades do Ambiente de Mercado, que volta após a pandemia, em sua quarta edição para estimular, fomentar e mediar rodadas de negócios, pitchings e encontros com players. Uma novidade para este ano será a realização da Clínica de Projetos, uma atividade presencial preparatória para as rodadas de negócios e os pitchings abertos do Ambiente de Mercado.

Nos dias 14 e 15, a clínica apresentada por Krishna Mahon oferece cinco consultorias para realizadores que puderem estar presentes na semana do festival e quiserem preparar a venda de projetos para o mercado audiovisual. Além da Clínica de Projetos, o 55º FBCB promoverá encontros e pontes entre criadores, especialistas, realizadores e importantes players na programação do Ambiente de Mercado nos dias 17 e 18 de novembro, presencialmente, nas dependências do hotel-sede do festival.

O objetivo da iniciativa é promover trocas de experiências, enriquecer redes de contatos, negociar projetos, fortalecer o produtor brasileiro independente e fomentar a produção cinematográfica do Centro-Oeste. Para participar da Clínica de Projetos, das Rodadas de Negócio e dos Pitchings Abertos do Ambiente de Mercado é necessário se inscrever até o dia 31 de outubro por meio de formulário disponibilizado no site do festival: www.festcinebrasilia.com.br.

OFICINAS ON-LINE – Como forma de democratizar o acesso e o conhecimento para todo o Brasil, as atividades formativas do 55º Festival de Brasília serão realizadas online, pela plataforma Zoom, durante os dias do festival, de 14 a 20 de novembro. As inscrições estão abertas somente até o dia 31 de outubro, pelo site do festival, para as oficinas gratuitas de Assistência de Direção, Distribuição e Comercialização, Desenvolvimento de Roteiro para Webseries, Treinamento de atuação para cinema, além de uma formação em jogos digitais apresentada pela Associação dos Desenvolvedores de Jogos Eletrônicos do Distrito Federal (Abring).

Interessados em participar devem preencher formulário de inscrição no site do festival. As oficinas oferecem 30 vagas participativas e outras 100 vagas para ouvintes sem interação. As 30 vagas serão preenchidas após processo seletivo e a lista de pessoas selecionadas para integrar as atividades será divulgada no site do festival, no dia 7 de novembro. Os participantes receberão certificado, caso tenham 75% de presença ao final dos workshops.

SELEÇÃO 

Mostra Competitiva Nacional – Longas

Mato seco em chamas (DF)

Direção: Adirley Queirós e Joana Pimenta

Espumas ao vento (PE)

Direção: Taciano Valério

Rumo (DF)

Direção: Bruno Victor e Marcus Azevedo

Mandado (RJ)

Direção: João Paulo Reys e Brenda Melo Moraes

Canção ao longe (MG)

Direção: Clarissa Campolina

A invenção do outro (SP/AM)

Direção: Bruno Jorge

Mostra Competitiva Nacional – Curtas

Big bang (MG/RN)

Direção: Carlos Segundo

Ave Maria (RJ)

Direção: Pê Moreira

Nossos passos seguirão os seus… (RJ)

Direção: Uilton Oliveira

Anticena (DF)

Direção: Tom Motta e Marisa Arraes

Calunga maior (PB)

Direção: Thiago Costa

Sethico (PE)

Direção: Wagner Montenegro

Escasso (RJ)

Direção: Encruza – Clara Anastácia e Gabriela Gaia Meirelles

São Marino (SP)

Direção: Leide Jacob

Capuchinhos (PE)

Direção: Victor Laet

Nem o mar tem tanta água (PB)

Direção: Mayara Valentim

Um tempo para mim (RS)

Direção: Paola Mallmann de Oliveira

Lugar de Ladson (SP)

Direção: Rogério Borges

Mostra Brasília – Longas

Capitão Astúcia

Direção: Filipe Gontijo

Profissão livreiro

Direção: Pedro Lacerda

Afeminadas

Direção: Wesley Godim

O pastor e o guerrilheiro

Direção: José Eduardo Belmonte

Mostra Brasília – Curtas

Desamor

Direção: Herlon Kremer

Super-Heróis

Direção: Rafael de Andrade

Plutão não é tão longe daqui

Direção: Augusto Borges e Nathalya Brum

Manual da pós-verdade

Direção: Thiago Foresti

Tá tudo bem

Direção: Carolina Monte Rosa

Virada de jogo

Direção: Juliana Corso

Levante pela Terra

Direção: Marcelo Cuhexê

Reviver

Direção: Vinícius Schuenquer

Sessões especiais

Quando a coisa vira outra (DF)

Direção: Marcio de Andrade

Diálogos com Ruth de Souza (SP)

Direção: Juliana Vicente

Mostra Reexistências

O cangaceiro da moviola (MG/RJ)

Direção: Luís Rocha Melo

Não é a primeira vez que lutamos pelo nosso amor (RJ)

Direção: Luis Carlos de Alencar

Uýra – A retomada da floresta (AM)

Direção: Juliana Curi

Cordelina (PB)

Direção: Jaime Guimarães

Mostra Festival dos Festivais

A filha do palhaço (CE)

Direção: Pedro Diógenes

Três tigres tristes (SP)

Direção: Gustavo Vinagre

Fogaréu (GO)

Direção: Flávia Neves

Homenagem Jorge Bodanzky

Distopia utopia 

Direção: Jorge Bodanzky

Compasso de espera

Direção: Antunes FIlho

Amazônia, a nova Minamata?

Direção: Jorge Bodanzky

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