X

0 Comentários

Festivais

26º Tiradentes (2023)

São 134 filmes em 2023, e a Mostra cria o ‘Fórum Tiradentes’, com a presença da ministra Carmen Lúcia

Por Luiz Joaquim | 11.01.2023 (quarta-feira)

– com informações da assessoria da Mostra. Na foto, a ministra Carmem Lúcia, do STF, que participará do 1º Fórum de Tiradentes

A Mostra de Cinema de Tiradentes chega a sua 26ª edição, de 20 a 28 de janeiro de 2023, abrindo o calendário audiovisual Brasileiro.

Com a temática Cinema Mutirão, o evento gratuito exibirá 134 filmes (38 longas, 3 médias e 93 curtas-metragens) de 19 estados – (AL, AM, BA, CE,DF, ES, GO, MG, MT, PA, PB, PE, PR, RJ, RN, RR, RS, SC, SP – em 57 sessões de pré-estreias e mostras temáticas . Além de, numa iniciativa inédita, promover o 1º Fórum de Tiradentes – Encontros pelo Audiovisual Brasileiro que contará com a presença de Carmen Lúcia, ministra do Supremo Tribunal Federal, e de Alex Braga, Presidente da Ancine, entre outros.

A abertura será no dia 21 a partir das 20h30, com homenagem aos cineasta mineiros radicados na Bahia Ary Rosa e Glenda Nicácio, e exibição, em pré-estreia, de “Mugunzá”, novo filme da dupla de realizadores.

Já na plataforma mostratiradentes.com.br, o público poderá assistir a 40 filmes da programação e acompanhar os debates gratuito, de qualquer lugar do mundo.

Com coordenação curatorial de Francis Vogner dos Reis, os filmes estão distribuídos nas seguintes mostras: Aurora, Olhos Livres, Temática, Homenagem, Autorias, Foco, Panorama, Foco Minas, Praça, Formação,Debate, Jovem, Regional e Mostrinha. Para ampliar a experiência, vários títulos ou conjunto de títulos contarão com debates nos Encontros com os Filmes, no Cine-Teatro, tendo a presença de diretores, equipes de produção e críticos convidados, e rodas de conversa nas sessões no Cine-Praça.

Leia também

Mais Recentes

Publicidade