X

0 Comentários

Reportagens

“Propriedade” na ‘Panorama’ da Berlinale 2023

Estrelado por Malu Galli, o filme aborda a incomunicabilidade entre as classes numa trama claustrofóbica

Por Luiz Joaquim | 20.01.2023 (sexta-feira)

– com infos da assessoria da produção do filme. Acima, cena de Propriedade.

O filme Propriedade, escrito e dirigido por Daniel Bandeira, foi selecionado para a Mostra Panorama do Festival de Cinema de Berlim. O anúncio feito nesta quarta-feira (18) marca a estreia internacional da produção pernambucana. O tradicional festival alemão de cinema irá ocorrer entre 16 e 26 de fevereiro.

Propriedade é uma produção da Vilarejo Filmes, Símio Filmes e Lunática. O filme foi realizado com recursos do Funcultura Audiovisual e do Edital de Longas Metragens de Baixo Orçamento do Ministério da Cultura.

Antes de seguir para a Berlinale, Propriedade terá uma exibição especial na Mostra Tiradentes, em sua sessão de encerramento, no próximo dia 28 de janeiro. A Mostra é produzida pela Universo Produções, e é tida como um dos principais espaços para a reflexão sobre a produção audiovisual brasileira.

Propriedade, estrelado por Malu Galli, conta a história de uma mulher que se tranca num carro blindado para se refugiar de um conflito com os trabalhadores de sua fazenda – mas que acaba agravando a situação com sua atitude de defesa.

O thriller que se utiliza das convenções de gênero para abordar a incomunicabilidade e a intolerância entre classes no Brasil. O grande inimigo da história é o medo que atua como combustível para a violência.

A ideia inicial de Propriedade surgiu há 16 anos atrás, como um mero exercício de linguagem – um experimento de narrativa em espaços confinados. Mas de lá para cá, o Brasil acabou se infiltrando em seu formato final: a incomunicabilidade, o agravamento da desigualdade, a carrocracia, a desvalorização do trabalho… Todas essas coisas são manifestações modernas de questões muito antigas como a escravidão, o racismo e a concentração da posse da terra. Nossos problemas imediatos nos distraem da reflexão sobre os fatores que nos trouxeram até aqui. Mas a História não nos abandona. A História do Brasil é uma história de fantasmas muito presentes.” diz Daniel Bandeira, roteirista e diretor do filme.

Propriedade é o segundo longa-metragem escrito e dirigido por Daniel Bandeira. A direção de fotografia é de Pedro Sotero. A direção de arte, de Maíra Mesquita (“Corpo Elétrico”, “Boi Neon”, “Periscópio”) e a montagem, de Matheus Farias (“Inabitável”, “Caranguejo Rei”).

O filme é protagonizado por Malu Galli (“Além da Ilusão”, “Aos Teus Olhos”, “O Xangô de Baker Street”) e Zuleika Ferreira (“Baile Perfumado”). Também no elenco estão Tavinho Teixeira (“Batguano” e “Sol Alegria”) e Samuel Santos, idealizador do grupo recifense de teatro negro O Poste. Já a atriz alagoana Ane Oliva, além de atuar em Propriedade, também está presente em Infantaria, curta-metragem de Laís Santos Araujo selecionado para a Mostra Forum da Berlinale.

CICLO COMPLETO – Propriedade foi rodado em 2018, numa fazenda do município de São José da Coroa Grande. Após quatro semanas de trabalho, suas filmagens se encerraram no dia 7 de outubro – dia do primeiro turno das eleições presidenciais daquele ano.

“Foi como submergir”, relembra Bandeira. “Tivemos uma ótima experiência de equipe durante as filmagens, mas encerramos nossa última diária perturbados pela apuração das eleições. Tínhamos uma noção muito clara de quem estava sendo eleito e de que um período muito duro começava bem ali. Exatos quatro anos depois, voltamos à tona com o filme já pronto no Festival do Rio. Por mais danoso que tenha sido, esse período acabou tornando o filme ainda mais urgente, mais sensível para esse momento que enseja um resgate da nossa civilidade.

Mais Recentes

Publicidade