X

0 Comentários

Reportagens

Homenagem a Geraldo Pinho no Teatro do Parque

O LAV/UFPE promove a exibição de “A Batalha dos Guararapes Parte II”, filme Super 8 de Geraldo Pinho

Por Yuri Lins | 03.03.2024 (domingo)

 – Com informações da assessoria do LAV/UFPE

O Laboratório de Antropologia Visual da UFPE (LAV/UFPE) convida o público para homenagear Geraldo Pinho, falecido em 2021. Reconhecido como “Cinemaro” pelos amantes do cinema em Pernambuco, Pinho dedicou-se à sétima arte no estado, não apenas como criador, pesquisador e professor, mas também como gestor de espaços de exibição e programador de filmes.

No evento, será apresentada a versão digital de “A Batalha dos Guararapes Parte II”, filme dirigido por Geraldo Pinho em parceria com Fredi Maia e Paulo André Leitão. Originalmente gravado em Super 8 no final da década de 1970, o curta foi recuperado e digitalizado graças à Iniciativa de Digitalização de Filmes Brasileiros, em colaboração com a Associação Brasileira de Preservação Audiovisual. Além disso, será exibido o curta “Por trás da tela”, uma entrevista realizada com Geraldo Pinho em 2019 pela Agência Cabine.

“A Batalha dos Guararapes Parte II” – Foto: Divulgação

Após a exibição do filme, haverá uma roda de conversa com a participação de figuras importantes do cenário cinematográfico pernambucano, incluindo membros do Movimento Cinerua; o professor titular aposentado da UFPE e doutor em Artes e Ciências da Arte pela Universidade de Paris, Paulo Cunha; e o jornalista Paulo André Leitão e Leonardo Paiva, filho de Geraldo Pinho.

O evento acontecerá no Teatro do Parque, localizado na Rua do Hospício, 81, Boa Vista, no dia 5 de março de 2024, às 19h30. A entrada é gratuita, mediante retirada de ingressos na bilheteria uma hora antes do início da sessão.

Esta iniciativa faz parte do projeto “O Programador”, desenvolvido pelo LAV/UFPE com o apoio do Governo do Estado, via Funcultura, e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), com o objetivo de reconhecer e preservar a contribuição de Geraldo Pinho para o cenário cinematográfico local.

 

 

Mais Recentes

Publicidade