X

0 Comentários

Artigos

Cinema em revista

Câmera clara 100

Por Luiz Joaquim | 29.02.2008 (sexta-feira)

Um colega da crítica pernambucana sempre diz que cinema pode ser feito apenas com palavras escritas. Seja através de um artigo, uma crítica ou mesmo uma reportagem a respeito de filmes e o universo que o cerca. Alguns bons textos podem influenciar a história do cinema. A saudosa revista “Filme Cultura”, que foi publicada entre 1965 e 1988 sob coordenação do extinto Instituto Nacional de Cinema (INC), era um exemplo disso. Foram 48 edições – totalizando 4,5 mil páginas – funcionando como um fórum aberto ao debate sobre ações e projetos do país para o cinema brasileiro. Com design elegante e moderno, o periódico trazia artigos sobre estética e técnica cinematográfica, ensaios, reportagens, depoimentos, entrevistas, dados sobre a legislação, material iconográfico (fotos, cartazes), uma massa compacta de informações que não encontra similar em nenhum outro exemplar do gênero no país daquele período. Quando nasceu, o objetivo da revista era “contribuir para o debate e a informação sobre os diversos problemas do cinema e outros setores da cultura. A boa nova é que o Centro Técnico Audiovisual (CTAv) está relançando agora, 20 anos depois, uma edição especial (a de número 49) da “Filme Cultura”, trazendo depoimentos de Affonso Beato, Walter Carvalho, Marcos Magalhães e Carlos Augusto Calil. A nova revista teve apenas mil exemplares editados e será distribuída para instituições do audiovisual no país. No endereço (www.ctav.gov.br) há uma versão digital desta edição. O projeto prevê também a digitalização de todos os números anteriores da “Filme Cultura” e sua “disponibilização eletrônica para consultas a pesquisadores, estudantes e profissionais do cinema”.

——————
Cannes 2008
A 61á edição do Festival de Cannes (entre 14 e 25 de maio), divulgou os nomes que formam a comissão de seleção dos títulos que irão configurar na seleção do mais importante festival de cinema do mundo. Ilda Santiago, do Festival do Rio, permanece como integrante representante do Brasil.

—————-
Cannes Indiana
No domingo 23, o colunista Roger Friedman, da www.foxnews.com, divulgou, citando várias fontes, que a première mundial do quarto “Indiana Jones” (“E o Reino da Caveira de Cristal”, foto acima) pode acontecer na abertura do Festival de Cannes, levando ao tapete vermelho do evento francês Steven Spielberg, George Lucas, Harrison Ford, Cate Blanchett e Shia LaBeouf.

—————
Acaso
“Não Por Acaso”, longa de Philipe Barcinski com Rodrigo Santoro recebeu críticas elogiosas pela poderosa revista norte-americana “Variety”. Projetado no festival de Palm Spring, o filme chamou a atenção do jornalista Robert Koehler que disse o filme ser “ambicioso e promissor” e que o diretor e roteirista brasileiro deve ser observado de perto a partir de agora.

Mais Recentes

Publicidade