X

0 Comentários

Reportagens

Manoel de Oliveira faz 100 anos

Manoel de Oliveira faz 100 anos em atividade

Por Luiz Joaquim | 10.12.2008 (quarta-feira)

Nesta sexta-feira (12), em Lisboa, um senhor completa 100 anos de idade. O local da comemoração é o set de filmagem do longa-metragem “Singularidades de uma Rapariga Loura”, adaptação de um romance de Eça de Queiroz, e 45º filme do aniversariante Manoel de Oliveira. Em forma de homenagem ao decano do cinema, a mostra “Expectativa 2009 / Retrospectiva 2008” do Cinema da Fundação exibe no próximo sábado, às 18h10, seu “Um Filme Falado” (2003). No roteiro, por meio de uma professora de história e sua filha, Oliveira observa, com a elegância e serenidade que a idade lhe permite, a evolução da civilização e em particular a posição de Portugal diante dessa trajetória.

Os 100 anos do cineasta, cujo primeiro filme – o curta “Douro, Faina Fluvial” – foi rodado em 1931 quando o som no cinema ainda cambaleava, foi já celebrado maio. Durante o 61ø Festival de Cannes, Oliveira recebeu uma Palma e Ouro (sua primeira) das mãos do presidente do festival, Gilles Jacobs. O prêmio foi pela “estima à sua obra” e não pela sua longevidade. Oliveira agradeceu dizendo que preferia receber um prêmio assim, sem concorrer com os colegas.

Pensar na trajetória de vida desse homem é pensar na trajetória do cinema em si. Oliveira, realizando seus trabalhos, passou pelas várias intempéries pela que passou cinema, como a chegada da televisão, a ascensão hollywoodiana, o videocassete, tv a cabo; sem falar que seus olhos virão o nascimento e depressão de escolas que viriam influenciar o mundo para sempre como, o Expressionismo Alemão, o Neo-Realismo Italiano, a Nouvelle Vague, só para citar os ícones desse gênero.

Com impressionante vigor criativo, o diretor tem pressa em finalizar “Singularidades…” não por questões de saúde, mas para colocar o filme no festival de Berlim, em fevereiro de 2009. Ao mesmo tempo, já pensa também em “O Estranho Caso de Angélica”, com o foco em Cannes 2009.

Mais Recentes

Publicidade