X

0 Comentários

Artigos

Vida: o falso espetáculo

Câmera clara 130

Por Luiz Joaquim | 16.01.2009 (sexta-feira)

Assistindo uma reportagem na TV sobre o pouso heróico e forçado de uma avião da US Airways no leito do rio Hudson, em Nova Iorque, na última quinta-feira, vimos uma mulher – testemunha ocular do pouso – dar seu depoimento para a reportagem. “Eu pensava que era um filme, só depois me dei conta que era real”, disse excitada para a câmera. O episódio, não o pouso, mas o modo de percepção da moça, nos remeteu ao tema do excelente livro de Neal Gabler – colaborador do suplemento de cultura do The New York Times e Los Angeles Times. Chamado “O Filme: Como o Entretenimento Conquistou a Realidade” (Cia das Letras, 2000), o livro faz uma resgate de como o espetáculo (artístico ou não) foi moldando a personalidade do homem do século 20. Aprofunda-se ao mostrar como esse percepção transformou a vida das pessoas de forma danosa. Em meio a um bombardeamento de tantas informações falsas com cunho de verdadeiras há hoje, cada vez mais, uma fragilidade no discernimento entre o que é ficção e o que é real. Lá no livro, Gabler diz que o culto à ficção ganhou outras proporções, tornando o indivíduo um espectador da vida e não um ator. Na verdade um imitador de celebridades de 15 minutos. O autor lembra que o culto à ficção faz esses espectadores levar a vida como um espetáculo sem fim, que precisa estar “em cartaz” e fazendo sucesso constantemente. A questão é que essa “produção” tende a sugar mais e mais de seu “produtor”. E quando Gabler escreveu seu livro os reality shows estavam apenas começando, e o Orkut não existia. Premonitório e assustador, não?

————————
Batman vai voltar
A Warner Bros planeja relançar nos cinemas norte-americanos (incluindo no formato iMax) “Batman – O Cavaleiro das Trevas”, nessa sexta-feira, um dia após o resultado do Oscar 2009 (nesta quinta). O filme é virtualmente certo de receber várias indicações, e críticos afirmam que a última aparição de Heath Leadger como Curinga vai lhe render uma indicação de ator coadjuvante. Filme já existe em DVD e Blu-Ray, mas Dan Fellman, chefe da distribuidora nos States declarou semana passada que “quer dar mais uma chance ao frequêntadores de cinema a passar pela experiência de ver o filme numa tela grande, como o filme foi concebido para ser visto”.

—————-
Buenos Aires
Estão abertas, até o dia 31 de janeiro, as inscrições para o 11º Buenos Aires Festival Internacional de Cine Independente. Para a competição internacional, serão aceitos longas-metragens nos gêneros ficção e documentário. O evento acontece na capital argentina entre os dias 25 de março e 5 de abril. Mais informações e inscrições no site: www.bafici.gob.ar.

—————-
Montalban
Aos 88 anos, morreu na quarta-feira passada (14), Ricardo Montalban, mais conhecido como o ‘dono’ da “Ilha da Fantasia”, na clássica telesérie homônima. Montalban também foi versátil no cinema, fez um japonês em “Sayonara” (1957) e atuou em episódios de “Jornada nas Estrelas”, como Khan.

———————
Rourke no Rio
Que Sylvester Stallone vai filmar seu “Os Mercenários” no Rio de Janeiro em março, muita gente já sabe. A novidade é que o mais novo convidado para participar do elenco é Mickey Rourke, que venceu semana passada o Globo de Ouro de melhor ator dramático por “O Lutador”. Carreira de Rourke pode decolar mais uma vez. O ator está em negociação com a Paramount para ser um dos vilões do novo Homem de Ferro (estréia em 2010). Ele pode interpretar o Diamante Escarlate, um traficante de armas da Rússia.

Mais Recentes

Publicidade