X

0 Comentários

Artigos

Saber ler

Camera clara 133

Por Luiz Joaquim | 09.02.2009 (segunda-feira)

Em junho último, escrevi nesta Câmera Clara o quanto o ato de chorar no cinema, diante de um filme qualquer (ou de uma situação por mais boba que seja num filme), é muito mais um reflexo do seu estado de espírito que pela situação dramática pode sugerir. Falei também que ali, naquele choro, vai um reconhecimento de suas fraquezas e limitações. Elas estão tão bem exemplificadas no filme que você vê, que o descontrole na contenção de sua emoção acaba por aflorar. E nesse sentido, o filme vira uma espécie de espelho, onde o espectador olhar não para seu próprio rosto, mas para o que está por trás dele. O ato de escrever não é tão diferente. No nosso caso, escrever sobre filmes, é mais que um espelho que reflete ou desvenda nossa imagem de autor de críticas, é uma indício da própria personalidade de quem escreve. Isso porque o analista crítico nunca irá se livrar de si mesmo, de suas crenças e valores, ao comentar valorativamente uma obra, seja ela qualquer. Apesar de algumas ferramentas textuais técnicas disfarçarem um pouco a personalidade do crítico, ela sempre vai estar lá. Portanto, se você for um bom leitor, além da primeira camada de informações que o texto salienta, você saberá enxergar um pouco do que é humano no profissional da crítica cultural. Despeito, carinho, maldade, inveja, candura, soberba, sutileza, infelicidade, altruísmo, imaturidade, leveza, presunção, desprendimento, desilução. Está tudo no texto. É só saber ler.
—————————–
Refilmagem
Por hoje, o filme de Daniel Filho, “Se Eu Fosse Você 2”, já deve estar registrando os 4,5 milhões de espectadores. Especialista acreditam que a comédia da troca de sexo pode superar “2 Flhos de Francisco” (5,3 milhões), a maior bilheteria do cinema brasileiro do início da Retomada, em 1994, até hoje. Se vai acontecer ou não ainda não sabemos. Sabemos que o sucesso chamou tanta atenção que vai ganhar uma refilmagem nos Estados Unidos.

——————–
Refilmagem 2
Outro brasileiro que deve ganhar as telas americanas com corpo e alma de gringo é “Estômago”, de Marcos Jorge. Será adaptado para a cultura gringa a história do nordestino que conquista o suldestino pela sua destreza na cozinha.

——————–
Chico Xavier
Enquanto “Se eu Fosse Você 2” vai abrindo o sorriso da Fox, da Globo Filmes e da produtora Total Entertainment, seu diretor, Daniel Filho já se prepara para o novo filme: “Chico Xavier”, que será rodado em Uberaba, Minas Gerais. O longa, com custo estimado em R$ 7 milhões, será estrelado por Nelson Xavier, e começa a ser rodado em maio. O lançamento deve ser em 2 abril de 2010, data do centenário espírita – na foto.

Mais Recentes

Publicidade