X

0 Comentários

Artigos

Publicidade

Câmera clara

Por Luiz Joaquim | 15.06.2009 (segunda-feira)

Em função de nós, jornalistas, assistirmos filmes em prévias sessões cabines, feitas especialmente para a imprensa, e com apenas poucos críticos de cinema, e com dois ou três dias antes dos filmes entrarem em cartaz, temos cada vez menos contato com sessões ‘comum’. Por ‘comum’ entendam as sessões tais quais são projetadas diariamente para o público pagante. Nestas sessões ‘comuns’ estão lá trailers e, o mais grave, publicidade (já sabido por mim, mas ressaltado semana passado numa sessão de “O Exterminador do Futuro – A Salvação” numa sala da UCI/Ribeiro Recife). São propagandas exibidas em vídeo antes dos trailers. A exibição de trailers é uma prática quase tão antiga quanto a do próprio cinema e já se tornou parte da cultura do espectador se interessar sobre o que está por vir nos cinema, nesse raciocínio os trailers são bem vindos (apesar de cada vez virem mais ruins). A exibição, entretanto, de campanhas publicitárias no cinema me parece inadequado por alguns motivos. Um deles está no fato de que o espectador paga caro para ver um filme e é obrigado (caso queira chegar cedo a sala) a ver propagandas de refrigerantes, entre outras, como se estivesse em casa diante de uma TV, mas sem a felicidade de um controle remoto na mão. É claro que do ponto de vista comercial, para o produto divulgado e para a sala exibidora, a tal projeção publicitária pode ser um bom negócio. Talvez, para quem goste apenas de cinema, seja irritante.

—————–
Para surdos
A Livraria Cultura exibe, às 19h de hoje, vídeos produzidos por adolescentes surdos no interior de Pernambuco, fruto de uma oficina realizada pela produtora ‘Página 21’. Mais de 60 jovens foram atendidos pela oficina patrocinada pela Votorantim, através da Lei Rouanet e pelo Programa BNB de Cultura. Seis vídeos serão apresentados e falam essencialmente de relacionamentos afetivos e preconceitos sobre a surdez. O programa também será exibido 18 de junho, às 13h30, no Suvag, Praça Prof. Barreto Campello, 1238, Torre. Entrada é franca. Mais informações por (81) 3421-7180.
———————–

“Como Esquecer”
Encerraram ontem as filmagens do segundo longa-metragem de Malu de Martino (o primeiro foi “Mulheres do Brasil”). “Como Esquecer” (foto acima) é protagonizado por Ana Paula Arosio e Murilo Rosa e conta a história de Júlia, uma professora universitária de 36 anos que perde o grande amor da sua vida depois de mais de dez anos de relacionamento. Acostumada a viver numa espécie de torre de marfim, ela se vê obrigada a voltar a interagir com as pessoas, o que havia deixado de praticar por ter acreditado, nos anos de relacionamento, que sua vida se resumia ao casamento com a parceira, Antonia. Filme é uma adaptação a adaptação do premiado livro de Myriam Campello, “Como Esquecer – Anotações Quase Inglesas”.

——————-
Eastwood
A Warner Bros não perde tempo quando o assunto é sua maior estrela e já começa a soltar infos sobre o novo filme do incasável Clint Eastwood – “Invictus”, que estréia nos EUA dia 11 de dezembro, e lançamento no exterior em 2010. O filme é um drama sul-africano com Morgan Freeman e Matt Damon no elenco. Fala da história de como Nelson Mandela (Freeman) juntou forças com o capitão da seleção de rugby da África do Sul (Damon) para ajudar a unir a nação.

Mais Recentes

Publicidade