X

0 Comentários

Artigos

Numa sala de cinema

Câmera clara 169

Por Luiz Joaquim | 27.07.2009 (segunda-feira)

Entre dezenas de tópicos levantados no 1º Encontro de Programadores de Salas Alternativas de Cinema, que aconteceu quinta e sexta-feira na Fundação Joaquim Nabuco, um foi o constante debate entre a pertinência e a má (ou boa) qualidade da projeção em digital em detrimento da em 35mm, e vice-versa. Uma das observações mais interessantes ainda na mesa 1 (sobre a experiência de salas públicas) saiu da boca de Daniel Queiroz, coordenador do setor audiovisual na Secretaria de Cultura da prefeitura de Belo Horizonte. Ela lembrava que, nos dias em que vivemos, a imagem é cada vez mais cosumida, e em todos os formatos e, cada vez mais, em suportes diversos (celular, som automotivo, laptops etc.). Nem é tão interessante discutir o que é melhor ou pior na comparação entre as duas formas de projeção. O secretário também defendeu a legitibilidade do consumidor querer apenas ver filmes em casa a partir das tantas facilidades tecnológicas que existem hoje para se ter um projeção de qualidade particular. E em época de tanta violência nas ruas, é compreensível o cada vez mais encasulamento das pessoas. Para Daniel, o conceito que pode melhor definir o cinema é o de coletividade. A ainda capacidade que o cinema tem de reunir pessoas estranhas num mesmo ambiente com um objetivo específico e similar. Nesse sentido, o cinema, e em particular aqueles que exibem os filmes alternativos, devem ter essa idéia clara como proposta para seu espectador, e assim, fazer com eles tirem o melhor proveito cultural e social desse belo encontro que o cinema promove entre as pessoas.

—————————————–
CARIBE 4
O ator Johnny Depp pode ser visto nos cinemas hoje no novo Michael Mann, “Inimigos Públicos”, enquanto a Disney anuncia as filmagens de “Pirata do Caribe 4” para abril e maio de 2010. Mas, de acordo com uma matéria publicada no Hollywood Reporter publicada há algumas semanas, Depp estaria querendo largar as argolas e espadas de seu pirata. Apesar dessa info, a produção do filme tem planos de fazer para “Piratas” uma nova trilogia. De qualquer forma, “Piratas 4” irá acontecer.

——————-
WESTERN
Tarantino criou um universo cinematográfico para gângsteres, para artes marciais e para um épico na Segunda Guerra. Durante sua passagem pelo tapete vermelho em Londres para a premiere de seu recente “Inglourious Basterds”, ele soltou para um jornalista que gostaria de fazer um Western. Em suas palavras: “Ainda quero fazer um Western. Nunca fiz um mas vivo paquerando a idéia”.
——————–

ROGER RABBIT
Quem tem mais de 30 anos lembra de Roger Rabbit nos cinemas. Pois bem, seu pai, o cineasta Robert Zemeckis, depois de encarar perguntas sobre novos projetos, viu um fã perguntar se ele uma dia iria fazer uma seqüência para sua animação live-action (com atores) chamado “Uma Cilada para Roger Rabbit” (1988). Ele foi disperso na resposta, mas soou animadora: “Não posso nem negar nem confirmar que isso esteja acontecendo”. Depois soltou que podemos vêr o coelho atrapalhado e sua sensual esposa Jessica Rabbit, desta vez numa versão em 3-D Digital.

Mais Recentes

Publicidade