X

0 Comentários

Festivais

39º Gramado (2011) – premiação

Gramado premia Uma Longa Viagem

Por Luiz Joaquim | 14.08.2011 (domingo)

GRAMADO (RS) – A chuva fria que caía na Serra Gaúcha não espantou a multidão que se espremia ao redor do tapete vermelho durante a noite de sábado na edição 39 do Festival de Cinema de Gramado. O evento premiou “Uma Longa Viagem”, de Lúcia Murat, como o melhor filme na competição de longa-metragem brasileiro. O documentário também levou o Kikito (troféu oficial do festival) de melhor ator para Caio Blat.

Blat, à propósito é bi-campeão, uma vez que em 2010 também foi consagrado por aqui como melhor ator por sua atuação em “Broder”, de Jeferson De. As chances desta premiação se repetir para os longas estrangeiros eram improváveis, mas aconteceu. O melhor ator latino em 2011 foi Gabino Rodriguez, por “A Tiro de Pedra” (também vencedor pela direção e roteiro de Sebastian Hiriat), e Gabino saiu daqui em 2010 também com o mesmo Kikito por “Perpetuum Mobile”, de Nicolas Peréda.

O longa brasileiro mais contemplado pelo juri oficial na noite, entretanto, foi o carioca “Riscado”. Ficou com três Kikitos: direção (Gustavo Pizzi), atriz (Karine Teles) e roteiro, escrito pelos Pizzi e Karine. A ficção que narra as desventuras de uma atriz carioca também arrebatou o troféu ‘Cidade de Gramado’, representando os prêmios de trilha musical e júri da crítica.

Ainda pelo troféu Cidade de Gramado, “Uma Longa Viagem” foi eleito o melhor longa pelo júri popular e dos estudantes, além de ser contemplado pela direção de arte. Da premiação oficial, o pernambucano “As Hiper-Mulheres” saiu com um com Kikito de melhor montagem (Leonardo Sette) e o prêmio especial do júri. A melhor fotografia do juri oficial foi para “O Carteiro”.

Entre os longas estrangeiros, o argentino “Medianeiras”, de Gustavo Taretto, levou os Kikitos de melhor filme e direção (este último dividido com “A Tiro de Pedra”) e júri popular. O distribuidor do filme no Brasil, Jean-Thomas Bernardini, representou o diretor ausente, e agradeceu comicamente como um “Cláudio Assis francês”.

“Las Malas Intenciones”, do Perú, recebeu o prêmio especial do júri, e a colombiana Margarida Rosa de Francisco foi eleita melhor atriz por “Garcia”. O Kikito de fotografia latina ficou com o chileno “A Liçao de Pintura”. O júri da crítica elegeu o melhor filme “Jean Gentil”, da República Dominicana.

O melhor curta-metragem nacional foi o gaúcho “Céu, Inferno e Outras Partes do Corpo”, de Rodrigo John (também vencedor pelo roteiro e prêmio da crítica). Mas o nome mais repetido da categoria naquela noite foi “Um Outro Ensaio”. A diretora Natara Ney subiu ao palco pelos Kikitos de direção e montagem, além do troféu Cidade de Gramado do juri popular e trilha musical. Dedicou o prêmio ao irmão falecido, o fotógrafo Paulo Jacinto dos Reis, o Feijão.

Mais Recentes

Publicidade