X

0 Comentários

Festivais

22. Cine-PE (2018) – seleção

Festival abre com comédia romântica, com Deborah Secco, e anuncia parceria com o Portomídia.

Por Renata Malta | 02.05.2018 (quarta-feira)

O CinePE – Festival do Audiovisual, que acontece entre os dias 29 de maio e 31 de junho, no cinema São Luiz (Recife), divulgou, hoje (2/5), por coletiva de imprensa, a programação e novidades para a 22ª edição do evento.

O filme que abre esta edição, dia 29, é a comédia Mulheres alteradas (foto acima), de Luís Pinheiro, sobre quatro mulheres enfrentando problemas sentimentais. No elenco, Deborah Secco e Alessandra Negrini.

Na seção competitiva do festival, configuram seis longas: Os Príncipes, de Luiz Rosemberg Filho (RJ); Henfil, de Angela Zoé (RJ); Meu Tio e o Joelho de Porco, de Rafael Terpins (SP); Marcha Cega, de Gabriel Di Giacomo (SP); Christabel, de Alex Levy-Heller (RJ); e Dias Vazios, de Robney Bruno Almeida (GO).

Entre os curtas-metragens, serão oito títulos na Mostra Competitiva de Pernambucanos e 16 na Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Nacionais.

Para a seleção de filmes em competição foram vistos 503 inscritos, informou a direção do evento. Número que superou as submissões do ano anterior, quando o festival recebeu 473 candidatos. A curadoria  neste 2018 foi feita pela representante comercial da CiaRio Edina Fujii e pelos críticos Edu Fernandes e Danilo Calazans.

Segundo a Diretora do Festival, Sandra Bertini, os curadores receberam quinzenalmente os filmes inscritos para a escolha das obras concorrentes nas mostras competitivas de curtas-metragens pernambucanos, curtas-metragens nacionais e longas-metragens nacionais. Tendo como critério de seleção a livre avaliação dos curadores.  Enquanto a diretora ficou responsável pela nomeação dos selecionados para a mostra hors-concours.

Nesta edição, o evento homenageará a empresa brasileira Box Brasil, a atriz Cássia Kis Magro (que seria homenageado em 2017) e a cineasta pernambucana Kátia Mesel. Para o dia 3 de junho, o festival irá promover uma mostra em comemoração ao meio século de carreira da realizadora pernambucana com a Mostra Kátia Mesel: 50 anos de audiovisual.

Quando questionada sobre a polemica que envolveu o festival em 2017, Sandra Bertini lembrou da constante presença de filmes políticos no festival e disse não ter preocupações de que as questões da edição anterior influenciariam no evento deste ano.

PORTOMÍDIA – Uma das novidades anunciadas para esta edição é a parceria do CinePE com o Portomídia. O contato entre eles foi iniciado no ano passado durante o festival Rec’n’Play e o primeiro resultado da união será o Workshop de Ilustração Digital aplicada ao Ambiente Cinematográfico, nos dias 2 e 3 de junho, ministrado por Erick Frantto. Serão 25 vagas para as aulas e as inscrições devem ser feitas de 14 a 24 de maio.

Leo Medeiros, coordenador do Núcleo de Economia Criativa do Portomídia afirmou que a seleção agregará pessoas de diferentes níveis de conhecimento e que as ações da instituição junto ao festival têm o intuito de promover qualificação e estimular a absorção de profissionais da área no mercado local.  Medeiros também anunciou que a próxima edição do Rec’n’Play deve acontecer nos dias 7 a 10 de novembro.

Leo Medeiros e Sandra Bertini em foto de Felipe Souto Maior

O Portomídia, também, irá conceder ao vencedor do Troféu Calunga da categoria Curta Pernambuco escolhido pelo Júri Oficial o Prêmio Portomídia que oferece 120h de uso laboratórios de pós-produção em imagem e/ou som.

Os realizadores ainda concorrem ao Prêmio Canal Brasil de Curtas que dá R$ 15 mil ao vencedor, além de inclui-lo na programação do canal e ao Prêmio CiaRio que premia os ganhadores com locações de equipamentos de iluminação, acessórios e maquinaria da empresa NAYMAR.

Além disso, a partir do dia 29, estará disponível para venda, no Cinema São Luiz, o livro História do cinema de animação, de Marcos Buccini, que estará durante todo o festival presente no Hall do cinema autografando os exemplares.

MERCADO – No segundo semestre, acontecerá o ‘Cine PE Mercados e Seminários’. Um encontro que reunirá produtores, profissionais da distribuição e exibidores para estimular o escoamento de obras audiovisuais, em especial as produções locais. Sandra Bertini inspirou-se no evento Rio 2C, mas admite não ter a intenção de diversificar o evento para além do audiovisual. A diretora do Cine-PE anunciou interesse em trazer um festival de games já na primeira edição do evento.

APP – Este ano o festival contará com uma nova ferramenta para votação do Júri popular. Um aplicativo do CinePE estará disponível na Apple Store e Google Play, no dia 15 de maio. Nele o público poderá votar nos seus filmes favoritos do dia com “likes” ou “Dislikes” e o voto será validado pela localização do eleitor. No app também estará disponível a programação do evento, trailers e informações sobre os filmes.

Mais Recentes

Publicidade