X

0 Comentários

Off Topic

Ismail Xavier é tema de livro

“Ismail Xavier: a Trajetória de um Pensador do Cinema Brasileiro” é o 6º livro organizado pela Abraccine

Por Luiz Joaquim | 24.06.2019 (segunda-feira)

– com informações da assessoria da Abraccine

Um dos principais teóricos de cinema em atividade, o crítico, professor e autor Ismail Xavier é tema do livro Ismail Xavier – a Trajetória de um Pensador do Cinema Brasileiro, que será lançado no dia 13 de julho próximo, durante a FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty, no litoral sul do Rio de Janeiro.

Organizado por Fatimarlei Lunardelli, Humberto Silva e Ivonete Pinto, o livro é o segundo volume da coleção Pensadores de Cinema, da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), que foi antecedido por Bernardet 80 – Impacto e Influência no Cinema Brasileiro (2017).

Em Ismail Xavier – a Trajetória de um Pensador do Cinema Brasileiro, professores, críticos e intelectuais ligados ao cinema escrevem sobre a relação de Xavier com o cinema nacional, as conexões que estabeleceu entre cinema e literatura, os conceitos e teorias que desenvolveu, a sua atuação como crítico, entre outros temas.

Entre os autores estão Adilson Mendes, Carlos Augusto Calil, David Oubiña, Fábio Camarneiro, José Geraldo Couto, Leandro Saraiva, Lucia Ramos Monteiro, Marcelo Miranda, Pablo Gonçalo, Robert Stam, Stephanie Dennison e Tunico Amâncio. O prefácio é de Alfredo Manevy. A publicação é da Edições Sesc.

Mais Recentes

Publicidade