X

0 Comentários

Artigos

Os 1970s que Amamos (#16)

O Fundo do Mar (The Deep, 1977)

Por André Pinto | 13.05.2021 (quinta-feira)

Pegando a onda de Tubarão, e adaptando mais um romance do mesmo autor (Peter Benchley), Peter Guber apostou todas as fichas nesse projeto que se converteu numa das maiores bilheterias da Nova Hollywood. Colocou Nick Nolte ainda em ascenção como protagonista, convidou um Robert Shaw ainda colhendo os louros do filme de Spielberg, e de quebra usou os atributos físicos da belíssima Jacqueline Bisset pra fechar o pacote. Segundo o próprio Guber, a camiseta molhada da atriz foi responsável por metade da bilheteria e do sucesso entre os marmanjos daquela época.

Claramente a obra é uma criatura sob controle criativo de um produtor, mesmo tendo o competente Peter Yates na direção. Existe a velha fórmula de retomar o sucesso de aventuras submarinas em busca de tesouros perdidos, no estilo de matinês de sábado à tarde, mas com altas doses de violência e sensualidade. Os personagens apenas passeiam de forma previsível pela trama, e temos um vilão clássico (vivido por Louis Gossett Jr.), que mesmo sendo perverso, sempre dá aquele tempinho pros heróis bolarem um plano pra escapar.

Apesar de tudo é um filme elegante. A fotografia é tão bela que chega a ser hipnótica. Esse filme em bluray é um deleite de se ver. A trilha sonora de John Barry é célebre (foi lançada na época uma versão em vinil do azul da cor do mar). No conjunto é uma produção finíssima, tecnicamente bem filmada, obrigatória de se ter numa coleção.

Mais Recentes

Publicidade