“Corisco & Dadá” nos cinemas, restaurado e em 4K
Sobre a saga de um restauro e a importância de um marco da ‘Retomada’ agora novamente disponível
Por Luiz Joaquim | 16.10.2024 (quarta-feira)
Quando o mundo ainda era outro, antes da pandemia da Covid-19, a família Cariry, dona de um legado único no cinema brasileiro, já confabulava sobre a memória desse legado. Um dos marcos dessa vasta produção dos Cariry, que surgiu como um ponto de inflexão na trajetória profissional do pai Rosemberg e como influência para os filhos cineastas Petrus e Bárbara, foi o hoje já clássico Corisdo & Dadá, que nasceu para o mundo no 26º Festival de Gramado, em 1996 (leia detalhes clicando aqui).
Como reflexo de uma realidade maior a respeito da fragilidade da memória do cinema brasileiro, particularmente aquele produzido nos anos 1990 e 2000, a localização da cópia de guarda do Corisco & Dadá era uma incógnita para a família.
Mas, uma vez decididos a resgatar esse tesouro nacional, iniciou-se uma longa e cansativa jornada do trio não apenas para encontrar o negativo original mas também para restaurá-lo e recolocar o filme no mundo novamente, com a qualidade que merece e para o desfrute de uma nova geração. Tudo com recursos próprios da produtora Sereia Filmes.
Ao final do trabalho feito, e após a primeira exibição, em 2023, na 47º Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e depois no 14º Janela Internacional de Cinema do Recife, além de uma projeção em Fortaleza, a versão digital restaurada, com resolução 4K, de Corisco & Dadá volta ao circuito exibidor nacional amanhã, quinta-feira (17). A nova distribuição só foi possível por conta de recursos providos pela Lei Paulo Gustavo do Ceará.
Desse modo, a força da história do capitão do cangaço, Corisco (Chico Diaz), um condenado de Deus cuja missão era lavar com sangue os pecados do mundo, e a história sofrida de sua companheira Dadá (Dira Paes), martirizada pela morte prematura dos filhos, voltam às telas para serem descobertas por uma nova geração.
“Sempre tivemos uma consciência do acervo artístico, único, construído pelo meu pai no que diz respeito à cultura não apenas cearense, mas nordestina, tendo ele registrado aspectos das manifestações populares também da Paraíba e de Pernambuco, entre outros estados”, conta a produtora Bárbara Cariry.
“E nessa consciência está também um entendimento de que a durabilidade desse material é limitada e pode ser amplificada na medida em que partimos para outros formatos, criando novas matrizes”, complementa.
Seu irmão, o cineasta Petrus Cariry, adiciona: “O filme ganha uma nova vida não apenas nas salas de cinema. O circuito dos streamings é um outro espaço a ser conquistado de modo a dar acesso a toda uma nova gama de espectadores”.
RESGATE/RESTAURO– Sobre a saga da restauração, Petrus, que assumiu a supervisão técnica e da correção de cor no processo do scanneamento digital, lembra que os primeiros movimentos iniciaram há cerca de três anos em busca dos negativos de Corisco & Dadá.
“Por alguma razão, quando o Labocine fechou [em 2015], não recebemos a notificação de que a cópia teria de sair de lá para um depósito sem as condições adequadas de temperatura e humidade. Para nossa tranquilidade, descobrimos que alguém na Cinemateca do MAM [no Rio de Janeiro] havia resgatado Corisco & Dadá para seu acervo”, lembra.
Foi a partir daí, com o apoio, além do MAM, do MIS Ceará, do Arquivo Nacional, da Link Digital, Iluminura Filmes e Mapa Filmes, que se deu partida primeiro ao restauro e depois ao scanneamento digital do novo material.
“Um preocupação de meu pai”, pontua Petrus, “estava na manutenção das características originais de imagem e som, tais quais foram concebidas à época do lançamento do filme. Infelizmente não temos mais a presença do fotógrafo Ronaldo Nunes [falecido em 2016], mas lembro de ter conversado muito com ele no passado sobre aspectos da fotografia de Corisco & Dadá, o que nos ajudou muito para chegar onde chegamos nesse trabalho do color grading”, destaca.
Sobre o som, Petrus também adianta que a nova versão ganhou uma atualização, com uma distribuição Dolby 5.1, quando a original foi concebida no modo Dolby ProLogic/Surround. “Tivemos acesso a todas as pistas de som abertas, o que facilitou essa remixagem, mas claro, seguindo os padrões originais do filme em 1996”.
Por ocasião da exibição especial em 4K de Corisco & Dadá, em 2023, nos Cinemas do Dragão do Mar, em Fortaleza, Rosemberg comentou: “É uma alegria trazer de volta esse filme para a cena cultural brasileira, em um momento de fortalecimento e brilho do cinema brasileiro”.
Rosemberg está correto. É uma alegria poder contar com Corisco & Dadá novamente acessível e tão bem apresentado. Que venham outros restauros. Em particular da nossa recente produção cinematográfica.
No Recife, Corisco & Dadá entra em cartaz também amanhã, quinta (17) no Cinema da Fundação/MUSEU (Casa Forte) nos seguintes horários: quinta-feira às 17h40; sexta-feira às 19h40; sábado às 18h; domingo às 16h30; terça-feira às 14h e quarta-feira às 19h50.
RESTAURAÇÃO
Produção Executiva: Bárbara Cariry
Scanner 4k: Aarão Martins
Supervisão Técnica e Color Grading: Petrus Cariry
Retoques Digitais: Magno Guimarães
Restauração de Som e Mixagem: Érico Paiva
Assistente de Produção: Alexandre Cariry
Distribuição: Sereia Filmes
PRINCIPAIS FESTIVAIS E PRÊMIOS
TIFF – Toronto International Film Festival -1996 – Seleção Oficial
Palms Springs International Film Festival – 1996 – Seleção Oficial
Puerto Rico International Film Festival – 1996 – Seleção Oficial
Ankara International Film Festival – 1997 – Seleção Oficial
Festival Do Novo Cinema Latino-Americano De La Havana, Cuba – 1996 – Grande Coral – 3. Prêmio Geral e Melhor Montagem
XXIV Festival De Cinema Latino E Brasileiro De Gramado – Melhor Ator
IV Festival De Cinema E Vídeo De Cuiabá – Melhor Filme – Júri Popular, Melhor Ator e Melhor Atriz
XXIX Festival De Brasília Do Cinema Brasileiro – Melhor Atriz
Chicago Latino Film Festival – 1997 – Seleção Oficial
VIII Festival De Cinema Brasileiro De Natal – Melhor Figurino
Leia crítica sobre Corisco e Dadá clicando no link abaixo.
0 Comentários