X

0 Comentários

Festivais

8º Janela (2015) – Lobisomem Americano em Londres

Lobisomens e outros monstros

Por Luiz Joaquim | 12.12.2015 (sábado)

Além de “Futuro Junho”, da Maria Augusta Ramos (veja entrevista), o 8º Janela Internacional de Cinema do Recife reserva ao menos quatro outros filmes interessantes, ou curiosos, para o dia de hoje. No mesmo cinema São Luiz onde exibe “Futuro Junho”, está programado, às 21h50, “Um Lobisomem Americano em Londres” (1981), de John Landis.

O título já adianta a história que segue no enredo, quando dois colegas vêm do EUA para conhecer a Inglaterra. O filme de Landis tornou-se uma referência principalmente pela maquiagem, mostrando a transformação do lobisomem de forma realista. Foi esse trabalho, por exemplo, que influencial a criação da categoria de maquiagem no Oscar. Por conta também do filme, Michael Jakson convidou Landis para dirigir aquele que seria seu videoclipe mais famoso: “Thriller”, e que certamente impulsionou a venda do álbum homônimo.

Ja no Cinema da Fundação, às 19h30, tem a sessão de “Santa Mônica”, primeiro longa-metragem do pernambucano Felipe André Silva, com imagens feitas pelo celular. Às 21h30 tem o drama italiano “Minha Mãe”, de velho conhecido dos frequentadores da Fundaj: Nanni Moretti. No Cinema do Museu, às 19h30, 0 longa “João Bérnard da Costa: Outros Amarão as Coisas que Amei”, do Manuel Mozos, que fala sobre o crítico português do título. O filme compõe um programa que o festival chama de “Cinema de Rua”.

Mais Recentes

Publicidade