X

0 Comentários

Críticas

Dama na Água

O mundo mágico do cloro

Por Luiz Joaquim | 23.07.2018 (segunda-feira)

– publicado originalmente no jornal Folha de Pernambuco em 1º de setembro de 2006

Ele já tem muitos fãs. Aos 36 anos, nascido na Índia, M Night Shyamalan lança no Brasil seu sétimo filme como diretor: Dama na água (Lady in The Water, EUA, 2006). Depois de O sexto sentido (1999), o cineasta deixou de ser mais um nome em Hollywood para ser a promessa de Hollywood no campo do suspense, o que, em outras palavras, pode significar uma maldição – como tantas que o cineasta gosta de criar em seus roteiros.

Isso porque a cada lançamento, seus filmes são observados com atenção pelos fãs que esperam assistir um espetacular quebra-cabeça sendo montado diante de seus olhos ou, simplesmente, é esperado um bom entretenimento por aquele espectador comum que já vincula a grife ‘Shyamalan’ a um programa decente.

O fato é que Dama na água – uma fábula sobre seres das águas que vêem à tona para despertar alguns escolhidos que serão importantes para o equilíbrio do mundo – funciona em menor escala no campo da sugestão e em maior escala no campo da descrição.

Isto não é necessariamente ruim num filme, mas aqui é. No prólogo que antecede os créditos, uma animação discreta e elegante narra, com voz em off, a lenda sobre os povos das águas que ajudavam os homens, estes mesmos que foram se distanciando das fontes aquosa pela ganância de posses. Nesse prefácio, está toda a síntese do filme. Não apenas do enredo, mas da opção narrativa do filme.

Das três produções anteriores do diretor (Corpo fechado, 2000, Sinais, 2002 e A vila, 2004), além de O sexto sentido, talvez seja Dama na água seu trabalho mais carregado de diálogos explicativos e, por isso mesmo, frágil.

Preocupado com a criação de uma atmosfera e do ser etéreo que ele chama de narf – aqui na pele de Bryce Dallas Howard, a chapeuzinho amarelo de A vila – Shyamalan escorrega e acaba por ultrapassar a tênue linha que separa o intrigante do ridículo.

Não que os atores – entre eles o ótimo Paul Giammati, de Sideways – não se empenhem em transmitir a importância de acreditar na inocência (ele até ilustra um crítico literário sendo morto pelo seu próprio ceticismo), mas é difícil levar a sério que palavras cruzadas do jornal ou caixas de cereais contenham revelações criptografadas.

No filme, o tal escolhido pela narf é interpretado pelo próprio Shyamalan. De imediato, sua auto-escalação soa um tanto pretensiosa, como se ele mesmo, o cineasta, fosse um visionário em sua categoria. Tudo bem que Shyamalan sabe como tirar bom proveito de uma câmera cinematográfica, mas até se tornar uma referência vão ser preciso alguns anos.

Mais Recentes

Publicidade