X

0 Comentários

Artigos

Cine-violência

Imagens tristes encerram o cine-ceará 2007

Por Luiz Joaquim | 11.06.2007 (segunda-feira)

Infelizmente a derradeira imagem que fechou o 17º Cine Ceará não foi a do sorriso dos ‘querozinhos’ no palco do São Luiz de Fortaleza, mas sim a de um incidente ocorrido durante a festa de encerramento na madrugada de sábado na cobertura do hotel Grand Marquise, onde estavam hospedados realizadores e imprensa participantes do festival. Já perto do alvorecer, um grupo de realizadores locais, não incluídos no festival, surgiram na festa provocando baderna, gestos e cenas sexuais aqui impublicáveis. Ao terem a atenção chamada por alguns dos convidados do Cine Ceará, partiram para a violência física iniciando uma confusão que findou com a ida de Renato Herdy, editor do vídeo ‘Garrido’, a emergência de um hospital local para verificar um hematoma no nariz criado por uma cotovelada de um dos vândalos. O cineasta cearense Halder Gomes, que ajudou a dissipar a confusão, teve seu carro arranhado pelos intrusos, que ainda danificaram a porta do hotel ao saírem do recinto. Lamentável.

———————
Mestres
Contrastando com a violência na festa de encerramento, era gratificante estar próximo, durante todo o 17º Cine Ceará, da doçura do homenageado Thomas Farkas e da simpatia e vitalidade de Vladimir Carvalho – que exibiu ali seu ótimo ‘O Engenho de Zé Lins’. Reconhecer e celebrar as lendas que fizeram/fazem a história do nosso cinema é uma das mais justas razões pelas quais devam existir os festivais.

————–
Vladimir
Ainda divulgando seu ‘O Engenho de Zé Lins’, Vladimir Carvalho (foto), 72 anos, já se movimenta na reunião de material de arquivo para seu próximo projeto, um documentário sobre a música que vem do Brasília, com destaque para as bandas de rock.

————————–
Bezerra de Menezes
Enquanto corria o 17º Cine Ceará em Fortaleza, na Serra de Guaramiranga (CE) iniciavam-se as filmagens de ‘Bezerra de Menezes: O Médico dos Pobres’. O longa de Joel Pimentel e Glauber Filho discorre sobre a vida do médico cearense, que será contado com passagens ficcionais e relatos de pesquisadores de suas ações em 1831. Encabeçando o elenco está Carlos Vereza. A previsão de lançamento é para agosto.

—————————
18ª Cine Ceará, 2008
Informações nos bastidores do 17º Cine Ceará anunciavam que em 2008 o evento deixa o calorento e sonoramente ruim Centro Cultural SESC Luiz Severiano Ribeiro, na Praça do Ferreira, e passa a acontecer no Centro de Convenções de Fortaleza. O mês do evento também muda. Não acontece mais em maio ou junho, mas sim em março. O Cine-PE que se cuide.

Mais Recentes

Publicidade