X

0 Comentários

Digital

Retratos Brasileiros: Vladimir Carvalho

Canal Brasil dá espaço para o olhar apurado de um paraibano

Por Luiz Joaquim | 30.11.2007 (sexta-feira)

Mestre respeitado no meio acadêmico e cinematográfico, em particular entre os documentaristas, o paraibano Vladimir Carvalho ganha uma homenagem do Canal Brasil (Net/Sky) em forma da videobiografia “Um Olhar Solidário”, dirigida pelo seu irmão, o fotógrafo Walter Carvalho.

Exibida amanha, às 17h30, com reprise depois de amanhã às 13h, o documentário traz críticos e cineastas analisando as mais importantes produções (ou “óperas documentais”, como diz Carlos Alberto Mattos) de Vladimir.
Nos trabalhos de Vladimir temos regularmente elementos típicos da cultura nordestina, como o trabalho sertanejo, as injustiças sociais e as desigualdades no sertão. O tom é de crítica social, mas sem ser xiita e sempre com a contribuição da música e da poesia.

Nesta cinebiografia, Walter revisita alguns episódios da trajetória do irmão através do crítico Jean-Claude Bernardet e realizador Evaldo Morcazel, comentando obras como “No País de São Saruê (1971), “Conterrâneos Velho de Guerra” (1991) e “Aruanda” (1960) e a polêmica que se envolveu com o diretor Linduarte Noronha.

Como atesta Amir Labaki e José Carlos Avellar, Vladimir é hoje considerado um dos mais importantes documentarista e não por menos, foi homenageado nos festivais de Gramado e Cineport. A exibição de “Um Olhar Solidário”, no Canal Brasil, coincide com a entrada no circuito comercial cinematográfico do Rio de Janeiro e São Paulo de seu mais novo documentário “O Engenho de Zé Lins”.

Mais Recentes

Publicidade