X

0 Comentários

Artigos

O novo de Carlão

Câmera clara 107

Por Luiz Joaquim | 28.04.2008 (segunda-feira)

Exibido no recente 18ø CineCeará, “Falsa Loura” (foto), de Carlos Reichenbach (o Carlão) não levou nenhum prêmio, assim como aconteceu no Festival de Brasília, em novembro último. A ausência de prêmios no Brasil para Carlão é um fenômeno, que tem uma carreira elogiada pela crítica ao longo de cerca de 40 anos. Conversando por e-mail sobre o assunto com o realizador ele comentou: “As pessoas vivem cobrando filme que dialoguem com o público; mas depois o enxergam com preconceito. Eu fui forjado no efeito delay. ‘Liliam M.’. (1974) me levou para o mundo, dez anos depois de ser lançado nos cinemas brasileiros. Na época o filme foi até chamado de ‘chanchada underground’… Hoje, as únicas cópias 35mm decentes que existem estão nas cinematecas de Bruxelas e da França. É o preço de fazer um cinema sem concessão. No último sábado (20-abril), o jornal ‘O Globo’ publicou uma crônica enorme do Arnaldo Bloch apontando ‘Filme Demência’ (1985) como um fenômeno do cinema brasileiro. São surpresas assim que justificam continuar fazendo filmes. Foi como um sinal apontando o que devo fazer a seguir. Agora vou fazer um filme para mim; que me satisfaça como espectador, ser humano e pensante. O único apelo ‘popular’ que esse filme vai ter é com suas cenas abjetas (que inclui uma de sexo explícito e outras de virar o estômago). Vou dedicar este filme a Jean-Luc Godard e Joe D´Amato; entenda quem quiser…”. Carlão, esperamos, desde já, esse seu novo trabalho com ansiedade.

————————–

Paulínia
Até quarta-feira é possível inscrever seu longa-metragem ou curta para a mostra competitiva e novos roteiros de longa-metragem inéditos pra concorreram à premiação especial no 1ø Festival Paulínia Magia do Cinema (SP). Organizado pela Prefeitura Municipal de Paulínia, que acontece entre 5 e 12 de julho. Para participar, podem se inscrever obras que cumpram os seguintes requisitos: ser uma produção nacional; ter cópia em 35mm ou digital; ser inédito no circuito comercial de cinema da Região Metropolitana de Campinas ou canais de televisão aberto e por assinatura. Mais infos em (www.pauliniamagiadocinema.com).
—————————–

Fulozinha 2
Dia 10 de maio começa a seleção de atores para o filme “Cumade Fulozinha 2”, desta vez com uma estrutura melhor e uma equipe com outros profissionais da área. A seleção acontecerá no Laboratório da TC Fashion e será ministrado pelo próprio diretor do filme Ademir Paulo, acompanhado do produtor executivo Luis Carlos Reis e o produtor artístico Antonio Moreira. Contato através do e-mail (arimarques3@hotmail.com)
—————————–

Curso de roteiro
A Faculdade Maurício de Nassau ainda inscreve candidatos para o Curso de Roteiro Publicitário que inicia próximo dia 05. O curso foca o roteiro publicitário, varejo e institucional, com conceitos de narrativa e dicas práticas com foco em criação de comerciais para televisão. Outras infos em http://www.mauriciodenassau.edu.br/atividade/extensao)
————————-

Mais cursos
Vêm aí três cursos promovidos pela Comuniquê. Nos dias 10, 17 e 24 de maio, acontecem as aulas de Direção de Arte em Cinema e Televisão, com Ana Quitéria, cada uma com oito horas de duração. Leo Falcão comanda, nos sábados 17 e 24 de maio, o Curso de Roteiro Cinematográfico. Dias 31 de maio, 7 e 14 de junho Ivan Alecrim ministra aulas sobre Como Fazer Filmes de Baixo Orçamento. O local será no Sesc Santa Rita – próximo ao mercado de São José. Mais detalhes pelo e-mail (diegojornal@hotmail.com).

Mais Recentes

Publicidade