X

0 Comentários

Artigos

São Lula

Câmera clara 119

Por Luiz Joaquim | 05.09.2008 (sexta-feira)

Há menos de duas semanas, foi oficializado entre a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e o Grupo Severiano Ribeiro (GSR) o contrato que dispõe (sob aluguel) aos cuidados da primeira o Cine São Luiz. O templo da rua da Aurora, que será rebatizado como Centro Cultural Estação Cinema São Luiz, terá como curador o colecionador Lula Cardoso Ayres Filho. Falamos com o homem por telefone hoje. Ele está no II Cine Música, no Rio de Janeiro. Lá, Lula viu “Braza Dormida”, um clássico de Humberto Mauro, de 1928, exibido ao som de uma orquestra. Encontrou também Carlos Manga, a quem, sem perder tempo, já convidou para a inauguração do nosso novo São Luiz em 2009. É que nos planos do curador, a sala abre com “O Homem do Spunitk”, filme rodado em 1959 pelo lendário Manga, em cópia restaurada. O acervo pessoal de Lula também vai compor o novo Centro Cultural. Ele vai recriar o Cineclube Sétima Arte, que chegou a registrar em 1982 na extinta Embrafilme. No São Luiz serão duas cinematecas. Uma do Estado e outra com a qual Lula pretende exibir filmes na bitola 8mm, 9,5mm e Super8, numa sala menor no mesmo prédio. Além dos filmes Lula leva sua fonoteca formada com cerca de 12 mil discos, muitos em vinil, e sua biblioteca com algo entre 1,5 mil ítens. O acervo poderá ser utilizado numa pequena sala de pesquisa, vinculada ao Cineclube Sétima Arte. Aguardemos.

————–
Festival 1
Nem só de Cine-PE vive o Recife. Entre 13 e 20 de novembro o Janela Internacional de Cinema do Recife estréia sua primeira edição. Trata-se de um festival internacional de curtas-metragens que pode ganhar, ao longo dos anos, tanta força, ou mais, que a referência maior sulamericana na área.- o Festival Internacional de Curtas de São Paulo. Já nesta primeira edição, a produção do evento recifense prepara o “Janela Crítica”. Trata-se de uma série de encontros – de 8 a 20 de novembro – entre estudantes pernambucanos de comunicação social e este colunista que aqui escreve para apurar o olhar crítico sobre os curtas em competição. Um selecionado de sete candidatos serão definidos para compor um “júri universitário”. O mesmo grupo, que terá passe livre no evento, será responsável também por alimentar o site oficial do Festival com críticas diárias sobre o que foi ali visto. Inscrições até 30 de setembro pelo (www.janeladecinema.com).

—————
Festival 2
O Cinema da Fundação Joaquim Nabuco vai sediar o 1º ANIMAGE, mostra de animação internacional pilotada pelo produtor Antônio Gutierrez, o Guti, mais conhecido pela sua experiência na produção da área musical. O evento vai de 4 a 9 de novembro.

—————-
Festival 3
Ainda na Fundaj, tem a mostra de filmes “Play the Movie”, dentro do projeto “No Ar Coquetel Molotov”. Um dos destaques fica com a projeção, às 20h do próximo dia 18, do clássico mudo “Aurora” (1926, foto acima), de F. W. Murneau, que será acompanhada pela execução ao vivo de uma composição específica para o filme feita pelo músico francês Olivier Mellano.

—————
Animação
A mostra especial do 6ø Curta Santos, em São Paulo, exibe duas animações pernambucanas. “Salgueiro tem História” – que é o primeiro desenho animado produzido com pinturas, vozes e idéias das crianças do município pernambucano no título; e “As Estrelas do Céu”, que conta a história de Lina, uma criança de Fernando de Noronha que sonha tocar nas estrelas. A fábula foi o primeiro desenho animado produzido pelas crianças e jovens de Fernando de Noronha e fez parte do projeto Anima Noronha.

Mais Recentes

Publicidade