X

0 Comentários

Artigos

Cinema de montar

Câmera clara 134

Por Luiz Joaquim | 16.02.2009 (segunda-feira)

Há, há cinco semanas, um novo programa sobre cinema na TV pernambucana, indo ao ar às 10h de todo o sábado, no canal 9 (VHF). Chama-se “Plano Aberto” (www.planoaberto.combr) e aborda os diversos segmentos do audiovisual. Chamo atenção para o “Plano Aberto” pois foi a partir de uma matéria levada ao ar na edição do último dia 7 sobre o trabalho itinerante de se levar “salas de cinema” desmontáveis aos municípios do interior do Brasil, onde não existem tais sala de projeção com várias gerações que nunca passaram pela experiência de ir ao cinema. Vendo a matéria, aflorou um pensamento que mantinha sobre esses projetos (existem dezenas com nomes diferentes no Brasil). São louváveis, claro, mas conceituamente questionáveis. Isso porque o ritual de ir a uma sala de cinema, e toda a cinergia em torno da atitude, é muito diferente do ato de ir para praça ver um filme num telão a céu aberto, com desenho de som às vezes inadequado. A ambiência é outra, e o conceito de cinema passa pela ambiência – hoje cada vez, uma vez que temos muitos jovens “cineinterneticos” que acham que veem “cinema” em monitores de 14″ do PC. Não é uma questão de purismo, é apenas uma constatação de que uma coisa é uma coisa, e outra coisa é outra coisa. Num universo onde o sonho fosse possível, o ideal era que cada município tivesse, no mínimo, uma sala de cinema como a conhecemos há mais de 100 anos. Daí o cidadão poderia gozar dos dois modos (entre dezenas de outros) de se ver filmes: numa praça, ou num cinema, com C maiúsculo.

————————-
Cine PE 2009
O festival pernambucano abre inscrições para oficinas profissionalizantesSão elas “Preparação de Elenco”, com Sérgio Penna (de “Chega de Saudade”); “Cenografia e Direção de Arte”, com Carlos Arthur Liuzzi; e “Assistente de Câmera”, com Pablo Baião (de “Linha de Passe”). Aulas acontecem de 27 de abril a 1° de maio, das 14h às 18h, na Fundação Joaquim Nabuco, no Derby. São 30 vagas para cada oficina. O custo é de R$ 100,00. O programa dos cursos estão em (www.cine-pe.com.br).

————–
JOAQUIN
Vários sites estão enxertando notícias na rede de que o ator Joaquin Phoenix estaria dando partida a uma carreira como rapper após sua aparição no programa de TV do David Letterman, da quarta-feira passada. Phoenix falava monossilabicamente enquanto mascava chiclete e usava roupas esquisitas. No jornal “Chigaco Sun-Times” um jornalista ponderou que “Phoenix é muito talentoso para estar se comportando assim quando deveria estar promovendo seu novo filme ‘Two Lovers’ (foto), a não ser que ele estaja brincando com a gente”.

Mais Recentes

Publicidade