X

0 Comentários

Artigos

Coragem para os festivais

Câmera clara 139

Por Luiz Joaquim | 30.03.2009 (segunda-feira)

Quando em janeiro fizemos um exercício de perspectiva para como seria o novo ano, demos o seguinte título para a matéria: “2009 será do 3D Digital”. Semana passada tivemos a notícia que o festival de cinema mais importante do mundo, em Cannes, vai conceder a honra da abertura de sua 62á edição (em maio) à nova animação em 3D Digital da Pixar. “Up – Altas Aventuras”, de Pete Docter e Bob Peterson, conta a história de um velhinho que planeja fazer uma viagem de balão pela América do Sul. Mais importante do que o que significa essa nova fábula da Pixar, com estréia no Brasil em 4 de setembro, é o que representa esta escolha da organização de Cannes. Representa, em primeiro lugar, audácia em abrir os braços para o novo, emprestando-lhe valor, e, derivando disso, demonstrar uma postura inteligente de se rejuvenescer e/ou acompanhar o ritmo que o mundo cinematográfico impõe a cada nova geração técnica. Aqui no Recife, nosso festival mais potente em termos midiáticos, também apresenta novidades e se aproxima mais do bom cinema em 2009 ao trazer para esta edição (inicia 27 de abril) o cineasta Costa-Gavras e quatro de seus filmes para uma mostra, incluindo o novo “Eden à L’Ouest” (2009) – os outros são “Z” (1968), ‘”O Corte” (2005) e “Amém” (2002). É um movimento nobre que, desejamos, mantenha-se progressivo e permaneça consistente.

————
CINE-PE 2009
Às 15h de hoje a direção do Cine-PE: Festival do Audiovisual, Alfredo e Sandra Bertini, anuncia em reunião com a imprensa a seleção dos longas-metragens que competirão na edição 2009, assim como os que entram na programação em caráter hors-concours e outras ações da mostra. É um momento definidor para a produção do evento, pois é no corpo formado pelos filmes em competição que se dá forma à alma do festival.
————

No Rio de Janeiro
Até amanhã chega ao Rio de Janeiro todo o elenco do filme “Os Mercenários” (The Expendables), de Sylvester Stallone. A novidade é que Forrest Whitaker não mais fará o personagem Hale Caeser. Ficará com Terry Crews (foto), que você viu no filme “Agente 86”. Além de Stallone, estão no grupo de atores Jason Stathan, Jet Li, Eric Roberts, Mickey Rourke, Arnold Scwarzenegger e Dolph Lundgren. Uma turma da pesada.
————

DIVÃ
Sucesso literário, o romance “Divã”, de Martha Medeiros, já foi para os palcos pelas mãos de Ernesto Picollo e estrelado por Lilia Cabral. Virou febre no Rio de Janeiro. Também ganhou uma versão cinematográfica (com a mesma Cabral e dirigida por José Alvarenga Jr.) tendo estréia nacional dia 17 próximo. Mas hoje o Recife abriga uma sessão às 21h30 no Shopping Recife, com a presença da atriz, apenas para convidados.

Mais Recentes

Publicidade