X

0 Comentários

Festivais

20 Cine Ceará – coletiva novos longas

Espiritimos e ufologia no Ceará

Por Luiz Joaquim | 28.06.2010 (segunda-feira)

Fortaleza (CE) – O 20º Cine Ceará aproveitou o bom momento do cinema cearense, em particular da produtora local Estação Luz Filmes (de “Bezerra de Menezes: O Diário de Um Espírito”, de Joel Pimentel e Glauber Filho), e armou uma entrevista coletiva na noite de sábado com a equipe de dois produtos locais que devem chegar aos cinemas até abril de 2011. Um é “Mães de Chico Xavier”, de Glauber Filho e Halder Gomes, e o outro, a ficção científica “Área Q”, de Gerson Sanginitto e produção de Halder Gomes.

O primeiro, conta no elenco com o ator Nelson Xavier mais uma vez na pele do médium que levou (até agora) 3,4 milhões de espectores aos cinemas em “Chico Xavier: O Filme”, de Daniel Filho. Mas o ator, que primeiro ficou “cheio de escrúpulos” em reinterpretar o personagem em menos de um ano, enfatizou que Chico, no novo enredo, é um fio condutor que fica em segundo plano para enfatizar a história de três mães com cartas psicografas pelo médium. São elas Via Negromonte, Vanessa Gerbelli e Tainá Muller. Também no elenco estão Herson Capri, Caio Blat e Joelson Medeiros.

Rodado entre abril e maio, o filme custou (até agora) com R$ 3 milhões e já flerta com alguns distribuidores que discutem a estratégia de lançamento com vistas no exemplo tomado pelo novo nicho formado por “Bezerra de Menezes” e “Chico Xavier: o Filme”. O produtor Sidney Girão conta que a espectativa é que “As Mães…” seja distribuído em 350 cópias, “talvez 450 após o corte final visto pelos parceiros”, adianta, e complementa “pensamos que se atingirmos 500 mil espectadores, já teremos chegado ao nosso objetivo. Mas os profissionais na área de distribuição apostam em dois milhões”, revela.

Sobre um prospecto para saber qual o potencial de demanda para filmes calcados na espiritualidade, a produtora levantou que cogita-se existirem cerca de dois milhões de espíritas “de carteirinha” no País; de 10 a 20 milhões interessados e 60 milhões de simpatizantes pelo assunto.

Felizes com o resultado das filmagens, a produção revela que chegou a ter cinco câmeras Panavision (parceira do projeto) 35mm no set. Um luxo, que facilitou todas a possibilidades que o diretores desejavam para a fotografia de “As Mães de Chico Xavier”.

UFO
Sobre “Área Q”, o CinemaEscrito publicou reportagem sobre a pré-produção da obra em 4 de agosto de 2009 (veja link abaixo), por ocasião da cobertura do 19º Cine Ceará. Na coletiva no último sábado, Halder passou um teaser com imagens do filme, projeto realizado em co-produção com os Estados Unidos, e feito em tempo recorde desde de sua concepção até as gravações – entre março e setembro do ano passado.

O filme começa mostrando um homem abduzido em 1970 no interior do Ceará. Já nos dias de hoje, acompanha um jornalista decadente nos EUA (o ator americano Isaiah Washington, da série ‘Gre’s Anatomy’) que é escalado para cobrir o mistério alienígena pela região de Quixada e Quieramubim. Ainda no elenco o ator Murilo Rosa; e responsável pelos efeitos digitais é o cearense Márcio Ramos, do curta “Vida Maria”.

Mais Recentes

Publicidade