X

0 Comentários

Off Topic

Livro: Lilian Lemmertz

Cleodon Coelho lança, no Recife, Sem Rede de Proteção

Por Luiz Joaquim | 15.10.2010 (sexta-feira)

Não é exagero aquela máxima sobre a fraca memória de nosso País. Mas, no caso do cinema, a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo tentar reverter a situação colocando anualmente uma série de biografias de personalidades expressiva da nossa história no audiovisual. Hoje chegou a vez de Lilian Lemmertz (1937-1986) com o livro “Lilian Lemmertz: Sem Rede de Proteção” (Imprensa Oficial), escrito pelo jornalista pernambucano Cleodon Coelho, sendo lançado amanhã (16-out), às 18h na Livraria Cultura do Recife.

Cleodon, hoje residindo no Rio de Janeiro e funcionário da Rede Globo (tendo antes sido repórter da Folha de Penambuco), empenhou cerca de três anos na pesquisa sobre a vida da biografada. No trabalho, o autor voltou até os planos de Lilian em ser veterinária, passou pela sua performance no teatro em “Quem Tem Medo de Virgínia Wolf?” (1965), até encontrar sua decisão em ser um atriz profissional e investindo, a partir daí, no cinema.

Dali adiante ela só parou pelo infarto que a tirou do convívio com a filha, Júlia, aos 23 anos, quando esta ainda iniciava os passos da mãe. No cinema, Lilian trabalhou com nomes como Walter Hugo Khouri (“As Amorosas”), Rodolfo Nanni (no grande sucesso “Cordélia, Cordélia”) e Silvio Bach, entre outros. É de um filme de Bach (“Aleluia, Gretchen!”), inclusive, a foto que ilustra a capa de “Sem Rede de Proteção”. Cleodon não deixou de fora também as passagens da atriz pelas telenovelas, desde “O Tempo não Apaga”, na Record, até “Baila Comigo”, na Globo.

SERVIÇO
Lançamento do livro “Lilian Lemmertz: Sem Rede de Proteção”, de Cleodon Coelho
(Imprensa Oficial, 292 p., R$ 30,00)
Livraria Cultura Recife
Recife Antigo
sábado, 16-outubro-2010, 18h

Mais Recentes

Publicidade