X

0 Comentários

Festivais

16º Cine-PE (2012) – curtas

Quatro pernambucanos estão no páreo

Por Luiz Joaquim | 14.03.2012 (quarta-feira)

O Cine PE, festival organizado pela Bertini Produções e Eventos (BPE), divulgou ontem os curtas-metragens selecionados para a 16ª edição, que ocorre de 26 de abril a 2 de maio. De 402 trabalhos inscritos, a curadoria, composta por Raquel do Monte (jornalista), Petrônio de Lorena (cineasta), Paulo Ricardo (figurinista) e Thiago Leitão (cineasta), selecionou 18: 13 ficções, três documentários e duas animações.

“Estávamos procurando algo singular dentro de um universo de tantos filmes”, explica Raquel do Monte, que resssalta: “Singular no uso da linguagem. Também pensamos na própria história do festival, escolhendo filmes que trouxessem reflexão e entretenimento”. Entre os pernambucanos, estão “Dia Estrelado”, de Nara Normande, “Garotas da Moda”, de Tuca Siqueira, “Kaosnavial”, de Afonso Oliveira e Marcelo Pedroso, e “Zuleno”, de Felipe Peres Calheiros.

“Zuleno nasceu de um convite de Diego Medeiros [produção e roteiro] em 2008. Ele me chamou para documentar a vida de Zuleno Pessoa, artista pernambucano importante mas pouco conhecido”, explica Felipe. “Fiquei encantado particularmente pela simplicidade e humildade com que Zuleno tocava a vida apesar de sua sofisticação artística”, comenta o diretor sobre o personagem, que morreu em julho de 2008. “Não pretendemos exaurir a biografia de Zuleno, apenas deixar um registro coerente com sua personalidade”, pontua.

FILMES

A programação completa inclui ainda “Até a Vista” (RS), de Jorge Furtado, “César!” (SP), de Gustavo Suzuki, “Isso Não é o Fim” (BA), de João Gabriel, “O Descarte” (PR), de Carlon Hardt e Lucas Fernandes e “Na Sua Companhia” (SP), de Marcelo Batista Caetano, “Depois da Queda” (MT), de Bruno Bini, “Di Melo: O Imorrível” (SP), de Alan Oliveira e Rubens Pássaro, “KM 58” (AL), de Rafhael Barbosa, “As Folhas” (PB), de Deleon Souto, “Quadros” (PR), de Sara Bonfim, “Qual Queijo Você Quer” (SC), de Cíntia Domit Bittar, “A Fábrica” (PR), de Aly Muritiba, “Sonhando Passarinhos” (DF), de Bruna Carolli, “L” (SP), de Thais Fujinaga.

Mais Recentes

Publicidade