X

0 Comentários

Artigos

Na China

Câmera clara 427

Por Luiz Joaquim | 13.10.2014 (segunda-feira)

Entre os próximos 27 de novembro e 7 de dezembro, as cidades de Beijing e Shangai, China, irão conhecer uma pequena mas interessantíssima parcela de obras contemporâneas de nosso cinema pelo 5º Festival de Cinema de Brasileiro na China (Brapeq). Com a intenção de estimular ainda mais as relações cinematográficas entre os dois países, o Brapeq dá a oportunidade de programadores de festivais internacionais e canais de televisão conhecerem algum de nossos novos produtos. Não é um festival extenso, concentra-se em sete longas e três curtas (dois destes são da talentosa paulista Thais Funijaga: “L” e “Os Irmãos Mae”). Entre os longas-metragens está o pernambucano “Eles Voltam”, de Marcelo Lordello. Como convidados estarão por lá Alice Braga e o diretor Felipe Braga, do filme “Latitudes”.

COTA
Terça-feira passada o Ministério da Cultura (MinC) enviou ao Supremo Tribunal Federal carta de apoio à manutenção da “cota de tela” para filmes brasileiros. O documento lembra da constitucionalidade da lei que obriga, para este ano, o mínimo de três filmes brasileiros por sala, em exibição durante 28 a 63 dias.

JIA ZHANGKE
Chega hoje às livrarias “O Mundo de Jia Zhangke” (Cosac Naify, 336 págs., R$ 59,90), coletânea de entrevistas realizadas pelo crítica da revista Cahiers du Cinéma, Jean-Michel Frodron. Idealizado por Walter Salles e Renata Almeida com Leon Cakoff (1948-2011) da Mostra Internacional de Cinema de SP, que inicia a 38º edição depois de amanhã, o livro é resultado de mais de 30 horas de entrevistas feitas em 2013 em conversas na Academia de Cinema de Pequim e na produtora de Zhangke.

IRMÃ DULCE
Vicente Amorim rodou “Irmã Dulce”, longa sobre a religiosa que completaria 100 anos em 2014. O filme acompanha os momentos mais marcantes da personagem, como seu encontro com o Papa João Paulo II. Interpretam Dulce as atrizes Bianca Comparato (jovem) e Regina Braga (mais madura).

CAVALO
Encerraram em Porto Alegre as filmagens de “Mãos de Cavalo”, adaptação ao cine por Roberto Gervitz para o livro homônimo de Daniel Galera. É a primeira incurssão do ator pernambucano Armando Babaioff nas telas. No filme ele deixa a mulher grávida (Luciana Gimenez) e vai escalar nas montanhas da Terra do Fogo.

Mais Recentes

Publicidade